A - Mais Regiões

Autor de obra ambientada em Salvador, brasileiro leva prêmio principal em maior festival de HQ da Europa

Marcelo Quintanilha foi reconhecido este ano por “Escuta, formosa Márcia”, romance gráfico que retrata vida de enfermeira na favela do Rio de Janeiro.

Autor de uma premiada obra que se passa em Salvador, o brasileiro Marcello Quintanilha subiu ao palco do teatro de Angoulême, cidade do sul da França, no ultimo sábado (19), para receber o prêmio de melhor álbum de HQ no 49° Festival Angoulême, maior evento de quadrinhos da Europa. O autor foi reconhecido este ano por “Escuta, formosa Márcia” (publicado no Brasil em 2021 pela editora Veneta), romance gráfico que retrata a vida de uma enfermeira na favela do Rio de Janeiro.

Em 2016, Quintanilha já havia recebido um prêmio do festival europeu na categoria Melhor História Policial  por “Tungstênio”, seu primeiro romance gráfico. A HQ em preto e branco apresenta as duras realidades de quatro sobreviventes de uma Salvador degradada: um ex-militar violento, um pequeno traficante, um policial explosivo e sua mulher infeliz. Posteriormente, a obra foi adaptada para o cinema pelo realizador Heitor Dhalia (Tungstênio, 2018).

Marcello Quintanilha nasceu em 1971 em Niterói, no Rio de Janeiro. Autodidata, começou a sua carreira como cartunista em 1988 com quadrinhos de terror, tendo depois trabalhado em animação por dez anos. Tornou-se então ilustrador de muitas revistas e jornais brasileiros, e publicou o seu primeiro livro em 1999, “Fealdade de Fabiano Gorila”, baseado na vida do seu pai, jogador de futebol profissional nos anos 50.

Fonte: Metro 1

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com