ComportamentoEducação

Amizade, respeito e cumplicidade são a base da relação de professores e alunos CEEP em Catu

O Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, dá exemplo com boas relações entre professores e alunos da instituição

Uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil, disseram ser vítima de agressão ou intimidação por parte dos alunos. Maior índice dentre 34 países. Entretanto carinho, respeito e muita consideração, permeia a relação  dos alunos do CEEP, demonstram seu amor para  com seus mestres.

O aluno João Vitor Morais (18), venera sua professora de matemática Nadilza, “tenho um sentimento muito especial por ela. É uma profissional da melhor qualidade. Nossos professores são nossa base. A maioria dos alunos que não tem uma mãe, tem nela uma verdadeira mãezona. ”

A educadora Nadilza Trindade corresponde ao carinho do aluno  Vitor e garante: “ele me surpreende a cada dia, temos essa relação de cumplicidade, além de tudo, somos uma família.” Recentemente, em uma rede social, o aluno fez uma declaração para sua professora que não escondeu a surpresa.

Para a educadora, a reciprocidade é indispensável, “sou professora há 36 anos, e em toda minha vida sempre tentei levar o melhor para meus alunos. Sou uma professora rigorosa, mas é para o bem deles. O que quero para minha filha é o que quero para eles. ”

“O papel de um professor na vida de um aluno é marcante e a escola é a nossa segunda casa. A partir daqui eles serão incumbidos amanhã ou depois de grandes responsabilidades”. Pontua Nadilza.

A docente  também está prestes a encerrar sua vida acadêmica e se aposentar, e os alunos já sentem saudades. É o caso de Vitória Souza de 20 anos, que é uma das alunas mais antigas da ‘Pró’, “o ser humano que me tornei foi graças as instruções dela. Tenho minha professora como uma mãe. Esses sim são os amigos que levaremos para a vida. ”

O aluno Lago Silva reitera o apreço pelos professores, “sem eles não somos nada. Para mim  são os nossos guerreiros, nossa fonte de inspiração. ”

 

Outros exemplos de que é possível existir sim relações saudáveis entre  professores e alunos,  é a Professora de Biologia Denise Ferreira. “Queremos sempre contribuir com o máximo. Aqui ainda é pouco, queremos que eles percebam o bem que almejamos para o futuro deles. Nosso troféu é ver nosso aluno bem e saber que contribuímos para isso. ”

 

A diretora da escola Olga Campos reafirma a afetividade que alunos e professores desenvolveram, “percebemos o bem que eles fazem para os alunos, eles reconhecem o empenho e dedicação dos seus mestres. Esse laço de afetividade fortalece a relação, e ainda fomenta o crescimento desses estudantes como cidadãos. ”

Notícias de agressões contra professores acontece de forma recorrente, inclusive em sala de aula, e tem sido noticiada frequentemente pela mídia de massa. O CEEP mostra que é possível haver sim em tempos atuais uma relação sadia entre alunos e professores, e até mesmo criar laços de amizades compactos que possam durar toda uma vida.

 

 

 

Edição de Texto Donaire Verçosa e Produção

Reportagem João Vitor Araújo

1 comentário sobre “Amizade, respeito e cumplicidade são a base da relação de professores e alunos CEEP em Catu

  • Isso,os nossos professores são incentivadores e querem sempre o melhor para nós.Sou professora e sei o quanto é importante demonstrar para os nossos alunos que nos preocupamos com eles e queremos vê-los alcançar os seus objetivos.
    Tive o privilégio de ser aluna dessa escola e professora também.Para mim é uma honra ter estudado no Pedro Ribeiro e onde vou faço questão de falar desta escola que é e sempre será o meu referencial. Parabéns pela matéria !

Fechado para comentários.