Alunos que vão fazer o ENEM contam com dicas do INEP e da especialista do sono

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a especialista Kenya Felicissímo fornece dicas importantes para os candidatos serem bem sucedidos nas provas do Enem

  

A confirmação do local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 divulgado nesta quarta-feira(19), vem como calmante para os ânimos alterados de estudantes, que vão prestar o exame no dia 5 e 6, da primeira semana de novembro, na Bahia e em todo Brasil. Saber o local de prova com antecedência é essencial para garantir que o candidato se planeje da melhor forma no dia da prova.

Desde 2015 os cartões não são mais enviados pelos correios. O local das avaliações do Enem são disponibilizados apenas virtualmente, através do link oficialhttp://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial, o candidato confirma o local.

No endereço eletrônico  enem.inep.gov.br/index.html  do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP),  os inscritos podem  tirar todas as dúvidas com relação ao exame .

É importante destacar que as provas serão realizadas no horário de Brasília, ou seja, os portões serão abertos às 12h e fechado às 13h. Às provas terão inicio às 13h 30m, por isso o INEP ressalta a importância de fazer o trajeto até o local das provas, antes do dia da realização do exame.

Uma outra dica que vem da Drª. Kenya Felicíssimo, cirurgiã-dentista pioneira na Bahia na área de Odontologia do Sono, é importância de não estudar na véspera das avaliações, como muitos estudantes tendem a fazer, virando a noite para conseguir revisar os assuntos.

Segundo  a Drª.Kenya,  todo esse esforço de véspera pode ir por água abaixo e ainda prejudicar o candidato, pois ela garante que “o sono restaurador é sempre um aliado do aprendizado. Quem dorme pouco tem dificuldades de concentração, déficit de atenção, de memória, entre vários outros sintomas”.

Ainda segundo a médica, se a falta de sono for durante a noite anterior à prova, isso é ainda pior. Além de causar estresse, o candidato ficará cansado, sonolento e terá dificuldade em lembrar de tudo que estudou. “Enquanto dormimos, o cérebro armazena o que aprendemos e se prepara para novos conhecimentos. Portanto, a dica para o candidato é: durma bem, não tente estudar, isso só criará mais ansiedade.

A higiene do sono é uma arma chave segundo a especialista, para o sucesso nas provas. “Adequar o ambiente do quarto, regulando temperatura e luminosidade, além de controlar os ruídos. Estabelecer horários regulares para dormir e acordar, evitar refeições pesadas, fumar e ingerir álcool ou estimulantes, como café, próximo ao horário deitar.

Uma última dica e segundo Kenya, não menos importante, é um banho com água morna para estimular o sono e não  utilizar aparelhos eletrônicos à noite, como televisões e celulares,  “ eles podem adiar e perturbar o sono”

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