AÇÕES DA ARENA CARAVANA MOVIMENTA A CIDADE DE CATU

Educadores, alunos do município e autoridades locais estão envolvidos pelos projetos de esporte e arte da caravana itinerante que teve na abertura das apresentações culturais na última segunda-feira(26) e encerra nessa quinta-feira(01) de março

 

 

Desde de segunda-feira (26), noite de abertura da caravana de artes e de esportes em Catu-Ba, que a cidade vive em clima de celebração da arte e esporte, no estádio Antônio Pena.

 

Com presença dos organizadores, autoridades políticas, atletas que fizeram história no esporte nacional, educadores e alunos da rede municipal de ensino tem marcado presença tanto nas oficinas que tem acontecido tanto no centro administrativo, como no ‘Penão’, contagiando a comunidade do entorno, que tem ido todas as noites aproveitar o cinema gratuito que o evento oferece.

A frente da caravana, o Instituto de Esportes e Educação presidido pela ex-atleta de volei Ana Moser, é responsável por levar a maratona de atividades para todo o país. A Organização não-governamental se caracteriza por atuar em atendimento direto para crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, formação de professores e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. Para abrir os trabalhos em 2018, o Instituto escolheu o município catuense.

De acordo com a subcoordenadora Marilene Tavares, “a expectativa  é mobilizar a comunidade a conhecer mais a cultura local, as atividades que serão feitas. A ideia é motivar as crianças, que é o foco principal. Apresentando aulas que complementam as atividades que já são realizadas nas escolas, e claro tirar o público da monotonia de ficar em casa”. Destaca.

 

Para a professora e coordenadora da secretaria de educação, Kátia Alcântara a proposta do comboio de serviços para os alunos é um fator a mais, visto que já são realizadas tarefas disciplinares nas áreas, “nossos estudantes já participam de muitos exercícios feitos em Catu através de jogos escolares, festival de música, Literarte, dentre outros. A caravana veio para ‘casar’ com a nossa proposta pedagógica”. Reitera.

 

Para a secretária de Educação, Ana Teixeira a caravana está cumprindo o desafio de mostrar a educação em outras esferas, “cada detalhe montado pelo grupo garante um retorno ‘bacana’ para o nosso público. Sem dúvida, a vinda das crianças é o maior reconhecimento. Estamos tendo também a preparação para a formação dos professores no centro administrativo e oficinas de artes, como a que contou com a presença de Juliana Ribeiro, na terça-feira(27), com dicas importantes para  fomentar e descobrir ainda mais talentos catuenses nas salas de aula, auxiliando a se desenvolverem muito mais. São muitos projetos para o progresso da nossa educação.”

 

 

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Adonay Silva, salientou a importância de como a estrutura leva qualidade para a comunidade, “o saldo positivo para a cidade é essa dinâmica de formação e o trabalho com os alunos nas oficinas, são modalidades esportivas que vão enriquecer ainda mais o compromisso da cidade em diferenciar o conteúdo”. Enfatiza.

 

 

Os irmãos e estudantes do Colégio Cônego Diamantino, Samanta de Araújo (7) e Davi de Araújo (13), ambos estudantes do 2° e 8° ano do ensino fundamental respectivamente, pontuaram o que mais chamou atenção “o evento em si é importante para explorar a arte”, afirma Samanta. Davi, interessado mais nas áreas esportivas, comentou o que: “aprender é sempre bom, principalmente quando são novas atividades, como o vôlei.”

Para o vereador e também professor Selles Soares, o entendimento que se tem é que o investimento feito em áreas como essas, promove maior integração entre os jovens, “é um incentivo grande para a juventude catuense, que carece de atividade cultural e esportiva, é um processo que a gestão municipal busca valorizar para atender cada vez mais essa demanda”. Pontua.

 

 

O presidente da câmara, Marcelo Calasans, também falou como a educação e o esporte podem mudar o quadro de mazelas enfrentadas pela juventude, “infelizmente, nossos jovens tem vivido crises intensas, e isso afetando diretamente sua vida. Talvez, por falta de espaços onde possam explorar cultura, vivenciar histórias. E essa caravana não só incentiva a população, como também o poder público a desenvolver melhorias solucionais para reverter esse quadro dificultoso”. Destaca.

O prefeito Geranilson Requião, que durante a abertura do evento chegou a dar uma palhinha da canção, “como é grande o meu amor por você” em agradecimento ao grupo responsável pela caravana, reiterou o compromisso do município em enaltecer a cultura e a aprendizagem, “uma coisa é certa, Catu é acolhedor. O que se propõe é algo coletivo, que concilia uma base educacional na outra. É um orgulho imenso, sermos a abertura desse ano das atividades desse mutirão espetacular”. Finaliza.

 

A quarta-feira(28), as atividades no Estádio Antônio Pena,contou com a presença do ex-goleiro do Bahia Emerson Ferrati, que gravou um vídeo exclusivo para equipe do Catu Acontece, e mandou recado especial para os estudantes catuenses e toda população.(Veja vídeo na fan Page do Catu Acontece ou no instagram do site @catu.acontece)

Está quinta-feira(01) encerram-se as ações da Caravana, na programação está previsto um  show às 17h30, na Tenda  da Caravana/Arena Campo do ‘Penão’.

 

 

 

 

 

Reportagem João Vitor Araújo

Edição e texto: Donaire Verçosa

Fotografia: Antonio Vitor

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019