A diferença entre o Político e o Pelego Escorpião
Por Santos e Santos
Costumo dizer que na política não tem espaço para amadores. Mas, quando um amador consegue se estabelecer na política corre o risco de virar “pelego”. E isso é a coisa mais vergonhosa para o cenário político.
Mas, qual a diferença entre o Político e o Pelego?
Pois bem…o Político constrói seu caminho pela luta, compromisso, respeitabilidade, comprometimento, ousadia, perspicácia, confiança, lealdade e respeito a quem te ajuda.
Já o Pelego….ah…o Pelego é aquele que parece até um político raiz… A diferença está justamente no quesito: “Respeito a quem te ajuda”. Mas…podemos também colocar a carência de comprometimento, bem como, lealdade.
É um verdadeiro 171 (mais conhecido como “safado político”).
É aquele que na verdade foi desprezado por um certo grupo e acaba ficando de fora do parlamento ou da administração. E aí alguém lhe mostra um caminho que pode levá-lo ao lugar onde deveria esta, mas, por malandragem de um certo gestor ou grupo político acabou sendo preterido. Mas…picareta e mal caráter não tem jeito… é como o escorpião que vai te ferrar por causa da sua natureza ruim.
E em meio ao seu desespero ele procura ajuda….e depois de ajudado e referendado do que pode acontecer de armação por parte do grupo ou gestor que lhe quis o mal…ainda assim…ele depois de ter alçado o lugar de destaque….vai e se declara “leal” e “fiel” a quem nada fez por ele.
É verdadeiramente um “Pelego escorpião”…passa a não reconhecer quem te ajudou.
Fica puxando o saco do gestor e do grupo que nunca se importou com ele.
Esquece dos acordos e compromissos que assumiu com quem te ajudou a recuperar a “credibilidade” (nem sei se algum dia teve).
Mas, uma coisa posso garantir a esse “PELEGO ESCORPIÃO”, na política o jogo não para mesmo após o apito final do árbitro. O campeonato não é feito de apenas uma partida, e até chegar ao final a sua colocação pode não lhe ser favorável.
Digo mais: “O JOGO POLITICO NÃO É NEM NUNCA SERÁ UMA CAIXA FECHADA DE REALIZAÇÕES DE SONHOS!”
Portanto, deixe de ser “Pelego escorpião” e se transforme em Político (ético na cidade) de verdade.
Foto capa: charge google
Luis Antônio Santos e Santos – Escritor e Advogado