A DEVOÇÃO TOMOU CONTA DE MATA DE SÃO JOÃO EM MAIS UM ANO DA FESTA DO BONFIM

Devotos saem para celebrar Senhor do Bomfim em Mata de São João e caminham em meio à um sol escaldante até a igreja do Bonfim, onde acontece a lavagem das escadarias

Em mais uma edição, a tradicional festa em homenagem ao Senhor do Bonfim, movimentou a cidade de Mata de São João. Região Metropolitana de Salvador (59km da capital), neste domingo (17). Políticos, bandas e grupos culturais, fizeram a festa em meio à multidão eufórica que suportou a temperatura de 34° na cidade.

A manifestação popular que teve como tema esse ano, ‘Com Fé Eu Vou” foi embelezada pela reforma do largo do Bonfim, recém inaugurada na noite da última quinta-feira(13), fazendo com que a festa fosse já em um local novo, para ser aproveitado por todos. De fiéis as baianas, charangas e grupo afros como o afoxé Filho de Gandhy, todos saíram em cortejo para a lavagem na frente da igreja.

O ponto alto do evento é a reunião de fé concentrada entre devotos de todas as partes da Bahia. Durante a habitual lavagem da escadaria, as portas da igreja permanecem fechadas e as baianas despejam água de cheiro nos degraus e no adro, ao som de cânticos afro-religioso. Para os adeptos do candomblé, a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá.

A festa atraiu autoridades da oposição como, como os deputados federais Nelson Pelegrino(PT) e Cacá Leão(PP), e do prefeito de Mata, Marcelo Oliveira(PSDB),  e sua vice Lulu Cardoso(PSDB), o deputado Adolfo Viana(PSDB ), o Presidente da Câmara Agnaldo Cardoso( DEM) e a bancada de vereadores da casa legislativa.

Prefeito Marcelo Oliveira no centro da foto

Em relação ao ano passado (2018), houve um crescimento na quantidade de pessoas na festa, segundo o Prefeito, a festa também é uma oportunidade para gerar renda: “muita gente vem de outras cidades, como Catu, Pojuca, Camaçari, Alagoinhas, para gastar aqui nos festejos, e assim geram receitas para a população matense”. Destacou.

Dep. Federal Adolfo Viana, vice-prefeita Lulu Cardoso e ex prefeito e deputado João Gualberto

Sobre a reforma e obras na cidade, Marcelo pontuou: “melhorias foram feitas na cidade para dar mais qualidade de vida para as pessoas que aqui vivem, e atrair pessoas de outras regiões. A festa desse ano do Bonfim, tem um sabor especial, pois  nós conseguimos concluir todo investimento na região do Bonfim, que não tem nada haver com a festa, mas com o bem-estar das pessoas que ali vivem, fizemos todo o sistema de esgotamento sanitário do Alto dos Milagres, do Alto da Sucupira, de toda a avenida Vital Brasil, que é conhecida como estrada Velha do Bonfim, então pavimentamos, colocamos rede de esgoto, fizemos os passeios, e ali ficou realmente um local muito aprazível”. Enfatizou.

Ainda na sua fala, Marcelo Oliveira pontuou: ” entregamos a nova Praça do Bonfim, que pra mim foi como a cereja do bolo, recuperamos a igreja que tem mais de 200 anos. Enfim, com as obras concluídas, as pessoas estão se sentindo felizes e nada melhor do que vim para a lavagem comemorar todas essas conquistas”. Destacou.

Adolfo Viana, deputado, expressou a sua satisfação em fazer parte da festa do Bonfim pelo terceiro ano consecutivo: “a festa está maravilhosa”, é uma festa tradicional aqui de Mata De São João, um momento que aproveitamos para agradecer todas as benções ao Senhor do Bonfim, eu não poderia esse ano deixar de voltar aqui esse ano para participar desse evento, e rever tantos amigos que me ajudaram nessa caminhada do ano passado e que depositam em mim a confiança, de fazer um trabalho em Brasília para retribuir a confiança das pessoas”. Ressaltou.

Adolfo Viana e João Gualberto

Depois do Cortejo a festa no domingo teve Jaú no Parque da Cidade, depois trios puxaram a multidão pelas ruas da cidade. Teve o pagode de Psirico e bandas da cidade que abrilhantaram a festa.

Veja mais no site oficial da festa:

https://www.festadobonfim.com/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019