Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, é internada na UTI em Salvador e se afasta temporariamente das funções
Deputada apresentou quadro de desidratação e colite, está em estado estável e segue sob cuidados médicos; Alba informou que afastamento será mantido até completa recuperação.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Salvador, após apresentar um quadro de desidratação e ser diagnosticada com colite, inflamação que afeta o intestino.

De acordo com a assessoria da Casa, a parlamentar recebe tratamento com antibióticos intravenosos e permanece em observação e acompanhamento rigoroso da equipe médica. Ainda não há previsão de alta hospitalar, e, por recomendação médica, Ivana Bastos seguirá afastada temporariamente das atividades legislativas até a recuperação completa.
Em nota oficial, a Alba informou que o estado de saúde da deputada é estável, e que ela se encontra consciente, em processo de melhora e recebendo todos os cuidados necessários.
“O estado de saúde de Ivana Bastos é estável, e a presidente da Assembleia encontra-se consciente, recebendo todos os cuidados necessários e em processo de melhora”, diz o comunicado.
Trajetória e representatividade
Natural de Caetité, no sudoeste baiano, Ivana Bastos é administradora de empresas, formada pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Antes de ingressar na política, atuou como comerciante, empresária e diretora de uma rádio na cidade de Guanambi, função que exerce há cerca de 20 anos.
Em 2022, Ivana fez história ao se tornar a deputada estadual mais votada da Bahia, sendo a primeira mulher a alcançar esse feito. Mais recentemente, assumiu a presidência da Alba após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que barrou o terceiro mandato consecutivo de Adolfo Menezes (PSD), por inconstitucionalidade.
Com sua posse, Ivana Bastos se tornou a primeira mulher em 190 anos de existência da Assembleia Legislativa da Bahia a ocupar a presidência do Parlamento baiano, marco histórico que reforça sua trajetória de liderança e representatividade feminina na política estadual.
A Assembleia segue acompanhando o quadro clínico da presidente e informou que atualizações sobre o estado de saúde de Ivana Bastos serão divulgadas conforme evolução médica.

