Bahia é destaque na Brazil Windpower 2025 como maior produtora de energia eólica do Brasil
Governador Jerônimo enfatizou que a premiação, um reconhecimento da Bahia como o Estado que mais investe e que mais produz energia dos ventos e reforça a contribuição decisiva do estado para a descarbonização da economia, tema crucial do evento que antecede a COP30.
A Bahia foi oficialmente reconhecida como o maior produtor de energia eólica do Brasil durante a abertura da Brazil Windpower 2025, que acontece em São Paulo até o dia 30 de outubro. O anúncio, realizado no maior evento do setor na América Latina, coroa a posição de liderança absoluta do estado na geração de energia dos ventos, consolidando seu papel central na matriz energética nacional.
A premiação reforça a contribuição decisiva do estado para a descarbonização da economia, tema crucial do evento que antecede a COP30. A honraria atesta não apenas a capacidade instalada da Bahia, mas também seu protagonismo na aceleração da transição energética limpa do país, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento sustentável. O governador Jerônimo Rodrigues comemorou a conquista como resultado de um grande investimento em políticas públicas e desenvolvimento com inclusão social na Bahia.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enfatizou a conquista:
” A Bahia é o Estado líder em investimentos em todas as áreas de infraestrutura, em educação, em saúde, ultrapassamos o Estado de São Paulo em investimentos, e hoje nós estamos aqui para receber uma premiação, um reconhecimento da Bahia como o Estado que mais investe e que mais produz energia dos ventos, a eólica. Uma alegria muito grande, colocamos sempre à disposição os investimentos de infraestrutura, fomos na China buscar investimentos de empresas que estão hoje na Bahia produzindo equipamentos, aquelas torres eólicas, o aerogerador já sendo produzidos, na Bahia queremos gerar mais isso, já temos datacenters que são aqueles equipamentos grandiosos que estão sendo instalados na Bahia já já, nós teremos o primeiro funcionando na Bahia em Igaporã, é um conjunto de investimento e resultado. Parabéns à Bahia e parabéns naturalmente ao presidente Lula que é um parceiro da energia renovável.” Destacou Jerônimo.

