Saúde

Você sabe qual o perfil dos testados e positivados em Catu?

No boletim epidemiológico de hoje, 10 de fevereiro, a Secretaria de Saúde emitiu boletim onde atualmente há em Catu,198 casos ativos, 53 novos casos de covid-19,00 internados e 22 curados até o momento.

No sábado passado, com base nos dados divulgados pela pelo município no boletim epidemiológico diário, a Catu Acontece trouxe diversos questionamentos sobre a vacinação, perfil dos testados e contaminados, além da busca por entender o óbito do jovem de 36 anos, contaminado com a covid-19.

Dentro da matéria, também trouxemos a indagação dos atendimentos que vinham sendo feitos no gripário do HMC e UPA’s deixando moroso em diversas situações a testagem. Conforme prometido a o centro de testagem ou melhor falando, covidário foi reaberto, e está localizado no antigo prédio da Casa Paroquial, na Ladeira do Gogó, centro da cidade.

Dados do covidário em 07 de fevereiro de 2022, dão conta que na reabertura, o total de atendimentos médicos foi de 104 pessoas 43 testes rápidos antigenos, sendo positivos. 33 e 37 negativos.

No segundo dia, 08 de fevereiro, teve teste rápido anticorpo igg,igm:


positivo 01 e negativo 07
Já no rt pcr 12 coletas
rt pcr agendados 07.

A maioria das pessoas que procuram a testagen hoje em Catu, são por sindrome gripal, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, que são:

• Pessoas Sintomáticas entre o 3º e o 7º dia do inicio dos sintomas;

• Que tiveram contato com pessoas expostas sem utilização dos protocolos ( sem uso da mascara, não obdecendo o distanciamento, compartilharam objetos pessoais …);

OS SINTOMAS MAIS COMUNS DOS TESTADOS?

Principais sintomas e comuns: cefaleia, tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor no corpo.

Atualmente o municipio tem em média 3.967 pessoas elegiveis (com 12 anos mais) que não iniciaram o esquema vacinal, o que corresponde a 8,4% desta população.


As principais ações para facilitar o acesso da população a vacina, destacadas pela secretaria são:

• A disponibilidade de todas as dose todos os dias da semana manhã e tarde, incluindo quinzenalmente e aos sábados;

• Vacinação dos acamados, domiciliados, deficientes e com dificuldade de locomoção no domicilio através da equipe volante, em todas as áreas do municipio;

• Vacinação nas unidades de saúde, de acordo com o cronograma elaborado pela vigilância epidemiológica e atenção básica;

Nas últimas 4 semanas o perfil que reflete o maior índice dos infectados são:

Percentual de casos positivos x sexo:

45,9% Masculino contra
55,1% Feminino.

• A faixa etária que mais testou positivo atualmente são: os jovens e adultos de 20 a 40 anos.

• As comorbidades mais comum entre os positivados é a diabetes e hipertensão.

Percentual de positivos x vacinados:

• 96% não foram vacinados ou estão com o esquema incompletos;
4% com esquema vacinal de 3 doses.

Sobre o óbito do último sábado, 05 de fevereiro, do rapaz de 36 anos infectado com o coronavírus, sendo dado divulgado no boletim de sábado, a vítima veio a falecer por complicações da covid-19, tendo as duas doses ativas, e com ausência de comorbidades.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, nas últimas semanas ocorreram 03 óbitos no Hospital Municipal de Catu. Veja abaixo:

• Feminino, 84 anos, idosa, diabética e hipertensa – óbito em 20/01/2022- 02 doses de vacina;

• Masculino, 62 anos, idoso, diabético e hipertenso- óbito 27 /01- 02 doses de vacina;

• Masculino, 36 anos, sem comorbidade- óbito 02/02- 02 doses de vacina;

Apesar do obito de sábado ter sido de um perfil jovem do sexo masculino vacinado, a forma mais grave da doença em Catu, é desenvolvida por quem não se vacinou, o que ressalta a importância do avanço da vacinação:

“Com certeza as pessoas vacinadas com esquema completo estão com sintomas mais leves.” Destaca Lindacy Mauricio da Silva Melo, Diretora da Vigilância Epidemiológica do Município de Catu-Ba.

Sobre o monitoramento dos infectados e suas famílias, a Secretaria respondeu, que é feito através das equipes de saúde da família, e por teleconsulta realizada por uma médica contratada para esse trabalho.

A MAIORIA DOS CASOS TESTADOS É COVID-19, FLURONA OU H3N2?

A maioria dos casos, em torno de 60% dos testados para covid são positivos, mas também há no município a circulação do vírus da influenza – H3N2, mas a boa notícia, é que até a data atual, o laboratório central(LACEN), não notificou o município com casos da variante omicron e nem Flurona, destaca Lindacy Mauricio da Silva Melo,

Sobre as pessoas sue estão elegiveis para vacinar, e ainda não se vacinaram, a nota não deixa claro se haverá alguma ação de busca ativa, porém no último decreto municipal publicado, já há uma maior exigência do cartão que comprove a vacinação, para o acesso a diversos locais, inclusive em eventos e academias de ginástica, entre outros, afunilando o trânsito livre para quem ainda não aderiu a vacinação.

É importahte ainda ressaltar, que as medidas sanitárias como prevenção e contenção da transmissão do vírus, que são uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, continuam sendo eficazes para evitar a propagação da covid-19.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.