Comportamento

Veja dicas de cuidados com as crianças para evitar acidentes em casa

No último dia 01  de maio, na capital baiana, chegou à sede do 3º grupamento de Bombeiros Militar (3ºGBM/Iguatemi) no final da tarde, um casal com seu filho de 2 anos e 2 meses que estava com um dos dedos preso a um ralo de banheiro, onde de acordo com o pai, ocorreu enquanto ele foi pegar o shampoo para continuar o banho do garoto. Nessa idade, as crianças estão descobrindo o mundo, e as mãos e a boca são os principais meios para isso, por isso os acidantes são mais recorrentes.

Segundo o Sargento do grupamento, “a criança estava com medo, o que é normal, pois só tinha apenas dois anos, a todo instante conversávamos com ele para acalmá-lo, assim como aos pais. Além de molhar o tempo todo a região com água gelada pois o atrito da microrretifica aquece o material. Tudo foi feito com bastante delicadeza. Durante o processo também paramos algumas vezes para ele ficar mais calmo e para que ele pudesse ser amamentado, por isso demorou um pouco mais”, explicou a sargento BM Eliane Dias.

No caso do menino soteropolitano foi uma fatalidade, porém alguns cuidados podem ser tomados para evitar acidentes domésticos com crianças dentro da residência, local onde elas passam a maior parte do seu  tempo.

A melhor aliada para os pais é a prevenção, e para facilitar os cuidados foram divididos pelos ambientes. Veja a seguir:

1-No quarto as crianças exploram seus brinquedos e é preciso observar a descrição adequada para cada idade, visto que se forem muito pequenos e levados à boca existe o risco de engasgo. Tomadas e abajus são perigosos pelo contato com fonte de energia, e protetores de tomadas são fundamentais.

2-Janelas e varandas devem possuir telas de proteção ou grades principalmente se as residências forem em locais elevados, evitando com isso o risco de queda.

4-Cozinha e área de serviço são locais que oferecem maior risco aos pequenos e as grades de proteção são importantes para evitar que eles consigam ter acesso a esses locais. No entanto, caso isso não seja possível, os cabos das panelas devem sempre estar voltados para dentro e de preferência sempre utilizar as bocas de trás.

5-Produtos de limpeza devem sempre ser colocados em locais mais altos de preferência com cadeados e baldes e bacias jamais devem ser deixados com água no chão o que pode ocasionar afogamentos visto que crianças pequenas dificilmente conseguem sair sozinhas caso virem de cabeça em uma vasilha com água.

Uma pequena distração quando se trata de crianças pode levar a um acidente doméstico que podem deixar sequelas ou até mesmo levar à morte, porém cuidados simples salvam vidas. Em caso de ocorrência, ligar 193, número geral da Central do Corpo de Bombeiros, pois os militares possuem equipamentos adequados e são treinados para que a remoção de materiais em geral seja realizada de forma adequada.

*Com informações da ascom do Corpo dos Bombeiros da Bahia e reedição de Donaire Lago.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com