Esporte

Únicos pilotos de Drift da Bahia se reúnem em evento radical em Salvador

O treino aberto vai contar com a participação especial de Diego Freitas, ex piloto da Stock Car

O Treinão de Manobras e Drift, em Salvador, evento que une os seis únicos pilotos da modalidade na Bahia, entra na segunda edição com novidades: o público que for assistir ao espetáculo vai poder visitar os boxes e tirar fotos com os pilotos.

Nessa segunda edição também vai contar com a participação dos principais clubes de carros da capital baiana, com exposição de veículos novos e antigos, e a presença das principais empresas automotivas no estado. E repetindo a experiência, tem a turma do Driift Trick Motorizado, de Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador, que irá com a intenção  de dar um show de performance no triciclo elétrico, durante o intervalo dos treinos.

INÍCIO

 O ‘Treinão” surgiu do desejo dos pilotos em mostrar as habilidades na pista e fomentar o esporte na Bahia, ainda pouco difundido. Em uma roda de amigos, a jornalista e apresentadora do Metrópole Autos, Patrícia Narriman, decidiu abraçar esse sonho: ” Eles têm a prática e a alma do esporte ( Drift) e eu a possibilidade de propagar esse projeto junto à mídia. Foi ai que nos reunimos com Vicente Neto (superintendente da Sudesb) que autorizou a realização do evento no Estádio de Pituaçu…o sonho começou a virar uma realidade e já estamos na segunda edição. Eles são os melhores do Drift aqui na Bahia. Dão Show!”, revela Narriman, uma das organizadora do evento.

Patrícia Narriman veste blusa padronizada preta e saia jeans, com boné branco, junto a toda equipe

Na pista, Adriano Freitas, Francisco Horne, Jean Brito, Maicon Oliveira, William Sousa, e Valteres Amâncio vão realizar manobras em curvas, liberando sempre a traseira do carro de modo que as rodas dianteiras caminhem em direção oposta às curvas. A brincadeira começa a ficar séria quando, para controlar o nível de derrapagem dos veículos, é utilizado o freio de mão, permitindo assim que o carro ande “de lado”. O momento mais esperado é quando dois pilotos duelam e mostram todas as suas habilidades: um misto de adrenalina, controle emocional e coragem.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Piloto de kart profissional na Bahia, Diego Freitas, é o convidado especial do evento. Campeão brasileiro de Fórmula Jr, ex piloto da Stock Car e sócio de uma escolinha de Kart em Lauro de Freitas, Diego fará uma apresentação especial no Treinão com demonstrações do que melhor sabe fazer na pista. Para o experiente piloto, o evento é uma oportunidade de difundir, ainda mais, o automobilismo na Bahia “ Carro é uma paixão do brasileiro e eventos deste nível servem para fortalecer não só o Drift e o kart mas também de reunir os amantes dos esportes radicais em uma modalidade que vem ganhando milhares de adeptos pelo mundo como é o Drift”, pontua Diego.

DRIFT

A modalidade surgiu há 30 anos no Japão no “All Japan Touring Car Championship Races”, com o piloto japonês, Kunimitsu Takahashi, em 1970. Takahashi ficou famoso batendo seu “apex” (ponto onde o carro está mais próximo da curva) em alta velocidade, deslizando na curva e saindo dela com mais velocidade que o normal. Após o sucesso da franquia Velozes e Furiosos, o Drift ficou mais conhecido do  público e ganhou adeptos em todo o mundo. Aqui no país, o esporte tem no Super Drift Brasil, o principal campeonato da modalidade. O experiente Francisco Horne vai fazer do Treinão de Manobras o principal treino para disputar, à partir de março, todas as etapas do Drift Brasil. O piloto revela que essa é  uma rara oportunidade que eles têm para treinar, já que o esporte ainda carece de patrocinadores e de uma área especifica para a prática. “ Não dá para treinar Drift em qualquer lugar. A gente precisa de espaço, de uma área voltada para o automobilismo. Vou fazer na pista o que gosto e com total segurança. Será a preparação para minha estreia no Drift Brasil”, conta Chico como é chamado pela turma.

SEGURANÇA

O evento gratuito, aberto ao público de todas as idades, tem todo um aparato de segurança montado. Equipes da Polícia Militar da Bahia em viaturas de quatro e duas rodas (Esquadrão Aguia, BEPE – Batalhão Especializado de Policiamento de Evento, 39ª CIPM) farão o  policiamento ostensivo, garantindo a ordem e segurança dos envolvidos. A área dos visitantes que vão assistir às manobras será toda reforçada com grades de aço, assim como os boxes. Na pista, pneus reforçam a segurança dos pilotos que contam, dentro dos veículos, com cintos especiais. Extintores também serão espalhados por todo o percurso da manobra, facilitando assim, o apagar das chamas que podem surgir, com o atrito brusco do pneu com o solo. Além disso,  uma equipe do SALVAR (Corpo de Bombeiros Militar) cuidará do resgate, em caso de acidente na pista.

AÇÃO SOCIAL

Assim como na primeira edição, a entrada para o evento será mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível que será doado para instituições carentes. No  primeiro Treinão, realizado em outubro do ano passado, foi arrecadada meia tonelada de alimentos que foi entregue ao Lar São Francisco de Paula, que fica no bairro de Caminho de Areia, cidade baixa de Salvador. A instituição atualmente cuida de 38 idosos, a maioria homens. Além da falta de alimentos, o local também necessita de materiais de limpeza e manutenção. “ A expectativa é de que o público seja maior e que  a gente chegue a uma tonelada. Nesta edição queremos ajudar duas instituições aqui de Salvador”, ressalta Adriano Freitas, um dos pilotos e organizador do evento. “ É muito bom reunir esporte e ação social em um mesmo evento, é gratificante. Faz bem ao coração!”, finaliza emocionado Adriano.

SERVIÇO

O QUE: IIº Treinão de Manobras e Drift em Salvador

QUANDO: 25/01/2020 à partir das 9h

Endereço: Estacionamento Estádio de Pituaçu ( Praça do Torcedor) – Av. Pinto de Aguiar

ENTRADA: 1kg alimento não perecível

Fotos: Ernani Cabanas/ GP Bahia Stock Car

Redação