Política

TSE recebeu 83 denúncias de notícias falsas ou manipuladas em 16 dias

Média de cinco casos por dia foi registrada no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições.

De 21 de junho a 6 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 83 suspeitas de notícias falsas, descontextualizada ou manipuladas sobre as eleições. Em média, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições contabilizou cinco casos de fake news por dia.

O Sistema de Alerta foi lançado pelo TSE em parceria com as empresas Google Brasil, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify. A ferramenta erá mantida até o fim deste ano.

As denúncias são repassadas às plataformas digitais e agências de checagem parceiras da corte eleitoral. No canal Fato ou Boato, o TSE busca desmentir conteúdos considerados falsos disseminados nas redes sociais e comentados por agentes políticos como verdades.

Pessoas envolvidas em posts de ódio ou mentiras podem sofrer punições. Em 2020, após denúncias feitas ao TSE pelo canal do WhatsApp, o aplicativo de mensagens baniu 1.042 contas que fizeram disparos em massa de conteúdo indevido. Alguns casos também podem ser enviados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e às autoridades da área penal.