A - Mais RegiõesPolítica

Transporte Público; VLT do Subúrbio está fora dos trilhos

Sem aditivo bilionário, consórcio chinês ameaça abandonar obras do VLT. Governo do estado, ao desmontar o sistema férreo do Subúrbio, agravou a já precária mobilidade da Zona Sul de Salvador.

O consorcio chines responsável por construir o VLT do Subúrbio Ferroviário, que foi totalmente destruído em sua fase inicial, por tirar do papel o projeto do VLT do Subúrbio, Skyrail dá sinais de que vai abandonar o projeto em curto prazo caso o governo do estado recuse injetar ao menos R$ 1,5 bilhão em aditivos ao contrato de concessão firmado por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

A informação foi revelada pela coluna Satélite do Correio da Bahia em janeiro deste ano a construção do novo sistema de transporte foi paralisada devido a exigência dos chineses.

Inicialmente, o governador Rui Costa (PT) estava decidido a não ceder às pressões por mais verba além da prevista. Porém, as saídas possíveis para superar o impasse e destravar o VLT, incluindo o rompimento ou a caducidade do contrato, esbarraram em dificuldades legais e operacionais.

Enquanto o governador trava queda de braço com os chineses, a população de bairros da periferia de Salvador é penalizada pela ausência do secular sistema ferroviário. Para tocar o malfadado projeto, foram destruídas todas as estações e retirados os trilhos. Em suma, o sistema foi devastado e, pelo visto, custará a ser reestabelecido.

Sem opções, o governador Rui Costa (PT), se vê obrigado a conceder o aditivo contratual. Porém,
nem os técnicos da Secretaria Executiva de PPPs e nem da Procuradoria-Geral do Estado aceitaram dar parecer favorável ao aditivo, por receio real de responderem judicialmente pelo ato.

Em período eleitoral, acuado por diversos problemas em sua gestão, Rui Costa tem no imbróglio do VLT outro obstáculo no tortuoso caminho para eleger Jerônimo Rodrigues. Em desvantagem nas pesquisas e vendo o avanço de ACM Neto e o crescimento de João Roma, terceiro colocado, Jerônimo Rodrigues pode perder o trem da história e ficar parado na estação no dia 2 de outubro.

(via Na Resenha)

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com