Testes para covid-19 estão escassos no município de Catu-Ba

,

A Catu Acontece recebeu várias denúncias de municípes catuenses, que se queixam de terem muita dificuldade para testar se estão ou não contaminados com o coronavírus, graças a falta de testes em algumas das unidades de saúde.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Catu, às demandas para testagem passaram a ser organizadas da seguinte forma:

As testagens para diagnóstico da COVID-19, estão sendo realizados nas unidades de saúde(UBS) e no laboratório municipal de Catu, dás 13:30 às 15H, porém é necessário que o paciente seja avaliado, e noticiado pelo profissional de saúde.


Ainda segundo a assessoria PMC, nos casos com sintomas leves, é orientado procurar a unidade básica de saúde e nos casos graves, que incluem dificuldades para de respirar, dor torácica, entre outros sintomas, os municípes devem procurar a emergência do Hospital Municipal de Catu-Bahia.

Em situações que faltam o teste na UBS,, o paciente pode ssolicitar ao médico ou algum profissional de saúde, preencher a ficha para fazer o teste RT-PCR.

O RT-PCR , são testes moleculares feitos a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, e que permitem a detecção do vírus já nos primeiros dias da doença. A orientação é de que sejam coletados entre 3 e 7 dias após o aparecimento dos sintomas.

Ainda segundo a assessoria de comunicação, na pessoa de Clevson, esclarece que a Secretaria de Saúde aguarda a chegadas de mais testes para Covid-19, mas ainda sem previsão de recebimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *