ComunidadeSaúde

TERCEIRO MUTIRÃO DA CATARATA É REALIZADO EM CATU

 

A triagem será feira no dia 11/10 a partir das 7h na UPA

 

A Prefeitura Municipal de Catu através da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando pela terceira vez Cirurgias de Catarata para população catuense.  No dia 11 de outubro a partir das 7h estará acontecendo na UPA a triagem para as cirurgias de Catarata e nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Hospital Municipal de Catu estará realizando as Cirurgias dos pacientes diagnosticados.

Os pacientes deverão comparecer a Central de Regulação do Município das 8 ás 13 h  com  xerox do Cartão Sus, identidade e comprovante de endereço para realizar o cadastro na lista única.

Poderão participar das Cirurgias de Catarata os pacientes de qualquer idade que tenham requisição com diagnóstico confirmado e também novos pacientes acima de 60 anos.

 

Sobre Catarata

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar hipersensibilidade à luz, fotofobia.

Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo. Entre as pessoas com mais de 65 anos, quase metade sofre com o problema. Sendo assim, a causa mais comum para o surgimento da doença é o envelhecimento.

 

Prevenção

Proteger os olhos do sol com chapéus, bonés e especialmente óculos de sol com proteção UV . Também é bom evitar se expor ao sol nos horários em que ele está mais forte, isto é, entre as 11h e 15h.  Ter cuidado com ao usar telas computadores, celulares e televisão porque elas emitem radiação, embora o menor que a emitida pelo sol, sentando com distância mínima de 30cm distante do computador ou da televisão, e ajustar as configurações de brilho e contraste, buscando o minimizar o esforço da vista.

Hábitos que deterioram as células, e aumentam as chances de desenvolvimento da catarata, como fumar, como também a ingestão de mais uma dose bebida alcoólica por dia modifica a interação das proteínas do olho, prejudicando a estabilidade de cálcio no cristalino.

Comer folhas e legumes escuros ricos em antioxidantes, como couve-de-folhas espinafre, nabo, beterraba, abóbora, e aqueles ricos em vitaminas C e E, associando a praticar exercícios regulares, também ajuda na prevenção da catarata, já que a obesidade e  a diabetes, são implicações para desenvolvimento da doença.

 

 

 

Fonte: Ascom PMC

            Site Minuto Saudável