Esporte

Studio Saúde em Movimento encerra Novembro Azul engajado na luta contra o Câncer de Próstata

Com a intenção de conscientizar os homens catuenses o Studio Saúde em Movimento, abraçou a causa do novembro azul ao ritmo da zumba e com palestra do Psicólogo Danilo Rocha

 

 

Danilo Rocha no centro da foto

O mês de novembro é marcado como o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata. Porém, os cuidados devem ser constantes, durante todo o ano. A campanha “Novembro Azul”, visa conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

O câncer é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge a população masculina, atrás do câncer de pele não melanoma. O Inca estima que 68.220 novos casos devam surgir este ano, o que equivale a sete diagnósticos por hora. Além do câncer, a próstata pode ser afetada por outras duas doenças: a prostatite (inflamação) e a hiperplasia (aumento) prostática benigna (HPB). Estas três enfermidades podem ser diagnosticadas com o exame de toque retal e a dosagem do PSA no sangue.

Renan Nunes e Danilo Rocha

Pensando no bem-estar e na saúde dos homens e em passar uma mensagem as mulheres, para incentivar maridos, familiares em geral a fazer o exame e quebrar o preconceito com exame, o graduando em educação física Renan Nunes, encerrou o ‘Novembro Azul’, onde contou com a presença psicólogo clinico Danilo Rocha fazendo palestrou sobre a importância de quebrar tabus para prevenção do câncer de próstata.

Danilo falou um pouco sobre como a psicologia pode ajudar nesse tipo de doença: “ A psicologia entra justamente na questão de trabalhar os medos ,os preconceitos e julgamento que se tenha crença na questão do exame de próstata  em relação ao novembro azul”. Destacou.

Ainda em seu discurso, Danilo frisou: “é muito importante a realização desse evento, apesar do grande número de mulheres, mas ai que vem a questão das mulheres que tem um poder importante nessa jornada para incentivar seus companheiros, filhos, pais, amigos e encorajá-los a conhecer um pouco do assunto. Em relação a psicologia outro fator importante, é a questão da sensibilidade de trabalhar na equipe médica a forma de apresentar esse diagnostico para as pessoas com o câncer de próstata, porque às vezes o modo que ela recebe é muito duro, e o indivíduo não consegue assimilar e também trabalhar a questão de perspectivas de futuro, de organização de vida ele  sinta o que vai fazer. Vale ressaltar que é um exame de rotina, tanto quanto os que as mulheres fazem com o ginecologista”. Destacou.

Eliene De Oliveira Santos, aluna de Renan Nunes, está na ponta da turma, morena, com cabelo solto, blusa azul e calça de onça

Eliene De Oliveira Santos, aluna de Renan Nunes, contou sua experiência que passou com o seu pai que foi diagnosticado com o câncer de próstata: “meu pai tem 78 anos, e quando eu levei ele até o médico, ao realizar o exame do PSA, ele foi diagnosticado com o câncer de próstata. Foi uma luta, como ele é deficiente, tivemos que prepará-lo para dar a notícia, após o exame de toque, constatou que o caso já estava bastante avançado, onde foi direcionado para o Hospital Aristides Maltez, e realizou todo o tratamento e hoje graças a Deus ele está curado”. Destacou.

O graduando em Educação Física, Renan destacou em sua fala sua satisfação com o evento: ‘é muito gratificante realizar mais um evento dentro do cronograma de atividades do Studio, além de serem benéficas, proporciona saúde e bem-estar, auxiliando numa consciência maior e cuidado com corpo. Mais momentos como esse virão e eu conto com a participação de todos para que possamos ter êxito nos cuidados com a saúde’. Destaca.

Nesse mês apesar de ser o ‘Dezembro Vermelho’, a campanha voltada para o natal mesmo, pois segundo Renan, a intenção é com arrecadações dos produtos, ajudar uma instituição carente de Catu-Bahia. “ É um mês de festa, muita correria, então acho melhor nós apenas focarmos nessa ação que considero de suma importância e tenho certeza que muitos vão ajudar contribuindo”. Ressaltou Renan.

Sobre o câncer de próstata

O Câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

A partir dos 50 anos, os homens devem se consultar anualmente com um urologista. Mas aqueles que têm casos de câncer de próstata em parentes próximos (pai, irmãos ou tios) precisam procurar atendimento com um especialista aos 45 anos, porque fazem parte do grupo de risco, assim como os negros, que, segundo estudos, são mais propensos a desenvolver mais cedo que o normal esse tipo de câncer.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e não apresenta sintomas alarmantes. Por isso, é importante ir frequentemente ao urologista para diagnosticar a doença no começo.

 

 

 

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com