SETEMBRO AMARELO COMEÇA COM PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O MÊS NA CLÍNICA AMECA

Com intuito de despertar o olhar mais atento para o outro ao redor, e trazer a conscientização para o cuidado mental, a Clínica Ameca realiza campanha de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo.

O corpo clínico da Clínica Ameca, estará fazendo durante todo o mês de setembro, às quartas-feiras pela manhã, palestras sobre a temática da prevenção ao suicídio, trazendo mensagens da equipe de psicólogos da instituição, que estarão abordando a temática também nas redes socais, buscando trazer a reflexão dos pacientes para aguçar o olhar para os possíveis “gatilhos”, que podem levar as pessoas a cometerem tal ato.

Hoje a Psicóloga Glaucia Farias Alves, CRP:03/IP10741-Ba, abriu o ciclo de palestras, abordando o que é a campanha, e despertando a necessidade de em meio ao momento pandêmico em que vivenciamos para que todos possam estar atento ao outro a sua volta, a disposto até a ter uma primeira escuta mesmo não sendo um profissional da área, para que assim possa incentivar o indivíduo em questão a buscar ajuda apropriada. Veja palestra no link a seguir: https://fb.watch/7M1hV8l3f-/

Durante a palestra laços de fitas amarelas que é o símbolo da campanha, foram distribuídos para os presentes, e todos após ouvir atentamente a psicóloga aplaudiu a iniciativa.

Ane Caroline Silva,23

Para a paciente e estudante de psicologia Ane Caroline Silva, 23, ” A inciativa é muito importante, nesse momento de pandemia que estamos vivenciando, tem muitas pessoas passando por problemas sérios, então é um assunto muito pertinente que precisa ser tratado na minha opinião, o ano todo”. Destacou Ane.

Fernanda Santos, 32,

Já para dona-de-casa Fernanda Santos,32, porque a pessoa que comete o suicídio ela na realidade não quer morrer, ela quer acabar com a tristeza e aflições que está sentindo, então compreender que precisa de ajuda para superar. e principalmente entender o que está se passando com ela, acredito ser de muita importância para evitar que ela chegue as vias de fato, Eu conheço várias pessoas em Catu que já chegou a tentar o suicídio o que valida ainda mais a iniciativa da Ameca.” Destacou.

Segundo Dr. André Marques, médico clínico e sócio-majoritário da instituição de saúde:

” A intenção da Ameca, é contribuir nesse processo que não está acontecendo não só Brasil, mas todo mundo está em alerta para esse momento pandêmico que está se vivenciando, principalmente que já vinha aumentando os níveis de suicídio, e com a pandemia piorou, e, na verdade, nesse momento em que os sonhos e as expectativas futuras são uma incógnita pelo cenário que vivemos, a questão dos limites de ir e vir, o mundo cada vez mais violento e as pessoas cada vez mais egoístas, eu creio que isso na verdade são algumas causas desse aumento de casos de suicídio, que atinge à todos sem distinção de classe, profissão ou idade. A saúde pública tem elegido um problema com mais incidência, e em determinado mês intensificado o assunto, mas durante todo o ano são feitas abordagens com esse tema, sempre com intuito de prevenir os casos. A Ameca está participando com seu corpo de psicólogos, clínicos e contribuição de toda equipe, levantando essa bandeira de combate ao suicídio.” Enfatizou Dr.André.

Dra .André Marques

Além de psicologia, Ameca tem diversas especialidades, e conta também com um laboratório que realiza vários tipos de exames, como por exemplo:

Teste neutralizar para covid ( covid NAB), RT PCR covid, Antígeno covid, Chikungunya, Zika, Dengue, todos os testes pra pre-natal, Teste de Paternidade (DNA), Exames pré-nupcial, Hemograma, Sífilis, HIV, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus, Exames de urina, Parasitológico de fezes, Eletrocardiograma e além disso, Exames complementares de imagem, facilitando mais a vida do paciente que precisa cuidar da saúde e dispõe de pouco tempo.

A Clínica Ameca fica no Centro de Catu-Ba, na Avenida Padre Cupertino, próximo ao Rei do Camargo. Para contatos o número é: (71) 3641-2481.

Sobre o Setembro Amarelo

A campanha que do setembro amarelo é uma campanha de conscientização da população ao redor do tema do suicídio, prática geralmente associada a depressão.
É divulgada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). As instituições também contam com a ajuda na divulgação tanto de empresas como de pessoas individualmente.

O objetivo da Campanha é a prevenção ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, mas durante todo o mês diversas instituições e em diversos ambientes como também na mídia brasileira. o assunto é tratado. Veja mais em: https://www.setembroamarelo.com/

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019