Esporte

Segunda edição da Corrida Rondesp está com último lote de inscrições

A corrida acontece no Centro Administrativo da Bahia e faz parte das comemorações da Rondesp, que esse ano completa 20 anos de fundação. Relatos de policiais mostram a importância da atividade física para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida.

.

Saúde, desempenho, terapia e autoestima Policiais militares revelam mudanças físicas e psicológicas após prática esportiva da corrida. É o relato de Silvanda Souza, é cabo da Polícia Militar da Bahia. Está na corporação desde 1998. Hoje, 24 anos depois e aos 44 anos de idade e um filho, tem colecionado pódios e troféus como atleta. Também pudera, cabo Silvanda faz pilates, crossfit, pedala e ainda pratica corrida, sua grande paixão no esporte “Comecei a correr em 2012 e não parei mais. De lá pra cá já subi em 15 pódios. A corrida é minha melhor terapia. Vou em busca de mais desafios, de me superar. Também me ajuda no dia a dia que é bastante estressante”, ressalta a policial. Na primeira edição da Corrida da Rondesp, Silvanda, que está lotada há 12 anos na Rondesp Central, foi a campeã entre as militares e a segunda colocada na classificação geral, com o tempo de 48 minutos em 10 quilômetros percorridos “Não esqueço esse dia. Foi meu melhor tempo. Muito emocionante!”, relembra Silvanda que também é nutricionista.

NOVO CORAÇÃO
Baiano de Ilhéus, José Marcelo dos Santos é outro PM campeão. Ele foi o melhor militar da Corrida da Rondesp, alcançando a primeira colocação nos 5 quilômetros. Uma vitória emocionante e inesperada já que Marcelo começou a praticar esportes por conta de um grave problema cardíaco, o Bloqueio, que é quando o coração para de bater por um tempo. No caso dele, dois segundos com o coração parado. Após um ano de visitas médicas em cinco cardiologistas – e a indicação de marcapasso, o paliativo encontrado foi a corrida “Correr preparou meu coração. Eu mudei minha condição cardíaca, me disciplinei, mudei hábitos alimentares, sempre com acompanhamento médico. Hoje me sinto mal se ficar sem praticar atividade física” confessa o soldado da PM atualmente lotado no Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna. Além da corrida, Marcelo também é atleta de Judô (ele é faixa marrom da modalidade) e afirma que até hoje não precisou passar pela cirurgia do coração graças ao esporte “Eu mudei minha condição de vida no esporte. Todas as atividades físicas que eu faço hoje amenizaram esse problema cardíaco que eu tinha, melhor dizendo, que eu tenho!” reforça o soldado.

ÚLTIMAS INSCRIÇÕES
Agora em maio, quando a RONDESP completa 20 anos de fundação, diversas atividades foram programadas para o período, entre elas exposição em um shopping de Salvador; uma solenidade em homenagem aos “rondespianos” que fundaram a especializada, finalizando com a 2ª edição da Corrida da Rondesp – ponto máximo das comemorações. Para essa segunda edição da prova, os participantes contarão com hidratação durante o percurso, espaço kids, área reservada para convidados e show da banda Negro Lindo. As inscrições para a prova, que será realizada no dia 29 de maio, às 06h30, com largada no CAB, foram prorrogadas até o dia 22/05, no valor promocional do 3º lote de R$95 (noventa e cinco reais) no link https://www.centraldacorrida.com.br/2acorridarondesp

Maiores de 60 anos, PCD e policiais militares têm desconto na inscrição. O kit-atleta conta com uma camiseta 100% poliamida (não retém o suor), uma ecobag feita com garrafas pets, além de uma bandana-balaclava, que pode ser utilizada como tiara ou máscara para proteção. “É uma corrida muito bem organizada, com uma estrutura digna das melhores provas de corrida de rua do estado que eu já participei!”, finaliza sd Marcelo, campeão da primeira edição da prova.

A 2ª Corrida da RONDESP é um evento realizado pela CIPT/RONDESP Central, PMBA e FBA, organizado pela COMVIDA FIT e conta com o patrocínio da SUDESB e GOVERNO DO ESTADO e apoio do SHOPPING DA BAHIA e CAFÉ SANTA CLARA.