Saúde

Secretaria de Saúde de Catu realiza 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

A partir de 5 de abril, acontecerá a vacinação contra a influenza para grupos prioritários.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Ministério da Saúde estabeleceram o calendário para a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que será realizada em todo o país. Em cumprimento a essa determinação, a Secretaria de Saúde de Catu promoverá a vacinação no período de 05 de abril a 31 de maio.

A campanha tem como objetivo proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. É importante destacar que os sintomas dessa doença são semelhantes aos do Coronavírus e a vacinação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. A infecção pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções.

Os grupos prioritários da campanha são crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Para receber a vacina, é necessário que os grupos eleitos para vacinação procurem a unidade de saúde mais próxima da sua residência, das 08:00 as 16:00h, portando documento de identidade com foto, cartão SUS atualizado e caderneta de vacinação. A vacinação é fundamental para a prevenção de complicações decorrentes da influenza, garantindo a saúde e bem-estar da população.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com