Saúde

Saiba como curtir a folia preservando a sua saúde e segurança

A folia já começou, e para você conseguir ir até a quarta-feira de cinzas sem ganhar uma coleção de vírus e bactérias boicotando sua festa, trouxemos dicas com Dr. André Marques de como curtir o carnaval sem perder a saúde no meio da festa

A maior festa do planeta une pessoas de todas as classes sociais e de diversas nacionalidades em um só objetivo, correr atrás da alegria. A folia já começou, mas em Salvador foi aberta oficialmente nessa quinta-feira(20) pelo Prefeito da cidade. E seja nos circuitos dos trios, camarotes, bailes privados ou blocos, essa miscigenação e fusão de pessoas, se não for feita com alguns cuidados, podem afetar a saúde e causar muitos transtornos pós folia.

O médico clínico Dr. André Marques(CRM-11562), atua na cidade de Catu e região há cerca de 30 anos, sócio-diretor da Clínica Ameca, ele traz dicas de como curtir a folia e ficar na lembrança apenas boas experiências. Segundo o clínico geral, é possível aproveitar toda a folia, namorar e correr atrás do trio sem medo, se levar em conta orientações básicas inclusive na alimentação, ingestão de bebida alcoólica, cuidados com a pele e higiene básica mesmo na rua, em meio a multidão.

Para Dr. André, não há ainda sintomatologia e orientações aqui no Brasil mais relevantes relacionadas ao coronavírus, como  foi  levantando pela mídia nacional anteriormente, e logo desarticulado pelo Ministério da Saúde. “Hoje a dengue, o chikungunya, e nesse caso a influenza  principalmente, por ser uma  folia onde a busca pelas sensações, pelo toque é grande, e muitas vezes a pessoa está ali no aglomerado de gente já contaminada, mas sem nenhum sintoma manifestado, se relacionando com os outros passa para as pessoas sem nem saber, por isso acredito que é um fator a ser levado em conta e ter um cuidado na hora de se relacionar nos festejos carnavalescos.”

“Na minha opinião como médico, cuidados simples antes de ‘paquerar’, por exemplo, antes de beijar, como avaliar a saúde dental, se a pessoa tem mal hálito, se a pele tem escoriações, falam muito sobre se aquele indivíduo está com a saúde em dia ou não. Afinal beijar é bom, mas com segurança melhor ainda né? (Risos)…” Destacou o médico.

Sobre o uso do preservativo, Dr. André Marques, enfatizou que não pode ser deixado em segundo plano de forma alguma. “Vestir a camisinha, principalmente a masculina que é mais fácil de ser usada e transportada é indispensável para o amor ser seguro, passando longe de doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, como por exemplo sífilis, gonorreia, hepatite, o HIV, entre outras. Por que às vezes a pessoa nem sabe que está infectado, não há ainda nenhuma sintomática, mas ela acaba por contaminar outros, devido a negligência com o uso do preservativo. Então vamos se cuidar para colecionar apenas bons momentos da folia momesca”. Enfatizou.

Entre os bons hábitos a serem priorizados na folia, o clinico destacou, “lavar as mãos sempre que possível, passar um álcool em gel já que na rua até o acesso a banheiro que não sejam químicos tem que ser pago, afinal a mão é um transmissor intenso de vírus e bactérias. Por isso, é bom se policiar inclusive para não levar as mãos à boca”.  Sinalizou Dr. André.

Sobre alimentação inclusive, André relembrou os seus tempos de folião, já que é segundo ele uma das mais lindas festas do mundo. Ele contou para nossa equipe, que procurava se alimentar bem antes de ir para folia, ingerir uma massa, comer frutas de sobremesa e bastante suco, durante o percurso ingeria bastante líquido, como água mineral, água de côco, mesmo para quem ingere bebida alcóolica é importante intercalar com água, se puder só se alimentar em casa é o ideal. Caso contrário se a fome apertar, procurar ver a higiene do local e como o alimento a ser consumido está sendo manuseado, de preferência a com luvas e bem acondicionado, além de bem higienizado.

Para finalizar, pontuou, a importância de se hidratar bastante, usar pouca roupa, e optar por tecidos leves, o que inclusive para quem brinca nos blocos leva vantagem, porque hoje os abadás são bem leves, diferente de antigamente que eram aquelas mortalhas enormes e que esquentavam muito. E não esquecer de se proteger do sol, para quem gosta de curtir durante o dia, muito protetor antes de sair de casa, principalmente nas partes que ficam mais expostas. E uma dica clássica que já é um clichê, mas é importantíssima: “ Se beber, não dirija. Vá de Uber, de táxi, de carona com os amigos, mas não volte para casa dirigindo. Afinal de contas, ainda tem muitos carnavais para você aproveitar com saúde e muita alegria. Essa é dica de seu amigo médico, Dr. André, que deseja um feliz carnaval e que você guarde dessa folia só boas lembranças e muita sensação boa.”

.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.