ComunidadePolítica

Projeto que garante benefícios para os jovens é lançado em Catu

ID Jovem dar direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além da garantia de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em ônibus de viagens interestaduais para os jovens

 

Na última sexta-feira (29), no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, no Centro Administrativo o lançamento do programa Id Jovem. Estiveram presentes no evento o prefeito da cidade, Geranilson Requião, o deputado Nelson Pelegrino e a senadora Lídice da Mata, além dos vereadores, secretários da cidade e estudantes da rede pública de ensino. Na oportunidade, o prefeito assinatura do decreto que declara a criação do Conselho Municipal de Juventude.

 

O Id jovem é um projeto do governo federal, de  abrangência nacional, criado em 2013. O prefeito da cidade, Geranilson Requião, explica como o mesmo chegou na cidade: “o secretário  da pasta Adonay Silva, trouxe esse desejo para o município,  nossos jovens ansiavam por isso quando a ideia foi proposta, abraçamos e eu tenho certeza de que a nossa juventude vai adorar o projeto”.

O público jovem é o alvo do programa e foi a maioria presente no auditório em que o evento foi realizado, por isso, as autoridades fizeram questão de destacar a importância dessa parcela da população no futuro do país. “O mais importante é a gente mostrar para os jovens que eles precisam participar da política, porque só a participação deles é que vai mudar e renovar os representantes da nação, por isso estamos apoiando a criação do conselho municipal de juventude, que é um local propício para os jovens discutir sobre ações e políticas públicas para o benefício da cidade de Catu”, afirma o secretário de Justiça Social Carlos Martins.

A iniciativa de trazer o programa para cidade tem como objetivo inserir na vida dos jovens mais acesso à cultura e ao lazer, como pontuou o deputado Nelson Pelegrino: “É como diria Marisa Monte: a gente não quer só comida, a quer diversão e arte, então o ser humano não precisa só do trabalho, precisa se realizar no plano do espírito, no plano da cultua. A nossa juventude precisa se realizar no plano cultural e para isso aconteça, ela precisa ter acesso. Esse cartão (o id jovem) vem trazendo isso, quando oferece meia entrada em teatro, em cinema”.

 

Diversos benefícios serão ofertados aos jovens que se cadastrarem e passarem a ser beneficiados com o cartão do ID jovem, como pontuou a senadora Lidice da Mata: “Assim como existe a cota do idoso, terá uma cota de jovens que poderá viajar gratuitamente. O id é uma carteira de identidade para o jovem que permitirá ao jovem já cadastrado em sua escola que ele possa receber outros benefícios através do governo do Estado”.

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além da garantia de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em ônibus de viagens interestaduais. Para a emissão da identidade, é necessário acessar o site da ID jovem com seu NIS (Número de Identificação Social), preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da compra do bilhete ou ingresso acompanhado de documento oficial com foto.

Pelo celular, basta fazer download o app, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da compra do bilhete ou ingresso, acompanhado de documento oficial com foto.

Segundo o secretário da pasta Adonay Silva o projeto ID contempla jovens de 15 à 29 anos, e faz parte das diversas ações que estão sendo implementadas pela  secretaria de Juventude Esporte e Lazer  a exemplo do Cine Clube Papo Reto, com um calendário nas escolas, onde serão exibidos vídeos e feito debates com intermediação de profissionais de vários áreas de atuação, o Grêmio na Ativa, com a capacitação e qualificação de estudantes para criação e/ou fortalecimento dos grêmios estudantis. O #TouNaPraça e o Projeto e o Jovens Mães (faixa etária de 15 a 29 anos) realizado em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura e a de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que propõe uma formação profissional, sociocultural e ética, através de cursos, oficinas e palestras.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com