Notícia

Prefeitura de Salvador reabre abrigos para moradores de áreas de risco em meio a deslizamentos e soterramentos de pessoas

Uma operação de resgate foi montada para resgate de moradores soterrados em um deslizamento na localidade de Saramandaia.

A capital baiana segue em alerta máximo para chuvas fortes nesta quarta-feira (27/11) e, em razão disso, a Prefeitura de Salvador reabriu abrigos para acolher famílias que vivem em áreas de risco, conforme o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo.

Na noite desta terça-feira (27/11), as sirenes foram acionadas nas comunidades Baixa do Cacau, em São Caetano, Bom Juá, Vila Picasso, Capelinha, Voluntários da Pátria e no Lobato e os moradores devem dirigir-se para um local seguro, conforme treinamento prévio da Defesa Civil de Salvador.

Nas últimas horas, segundo a Codesal, o acumulado de chuvas foi acima de 300mm, indicando situação de alerta, nas seguintes regiões: Bom Juá (176mm), Calabetão (152mm), Capelinha / Vila Picasso (154mm), Liberdade / Vila Sabiá / Barão Vila da Barra (173mm), Lobato / Voluntários da Pátria (154mm) e São Caetano / Baixa do Cacau (163mm), entre outras.

As ocorrências devem ser comunicadas à Codesal, que está de plantão 24h, através do número gratuito 199.

DESLIZAMENTO EM SARAMANDAIA

Um homem morreu após um deslizamento de terra na localidade conhecida como Praça da baleia, no bairro Saramandaia, em Salvador. A situação aconteceu na manhã desta quarta-feira (27/11).

Em outra localidade do bairro, outras quatro pessoas foram soterradas. Dentre elas, uma criança de 6 anos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar foram acionados e estão no local.

Salvador registrou mais de 300 milímetros de chuvas nas últimas horas, conforme dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) da Defesa Civil da capital baiana (Codesal). O número já representa o dobro da média histórica do mês de novembro, que é de 108,2.

A previsão para esta quarta-feira (27) é de continuidade de chuvas moderadas a fortes com risco para alagamento e deslizamento de terra, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

***Com informações do Informe Baiano.

Redação