A - Mais Regiões

Prefeitura de Mata leva alunos das redes Municipal e Estadual à espetáculos de Circo

Na noite da última terça-feira, estudantes da rede municipal de ensino aproveitaram o último dia do Circo em Mata de São João, em uma ação promovida pelo município através da Secult, e o o apoio da Secretaria de Educação

Cerca de 700 alunos das redes de ensino Municipal e Estadual de Mata de São João tiveram uma experiência diferente na manhã desta terça-feira (27). Eles assistiram a uma sessão especial do Circo Globo Max, que se despediu na noite dessa terça-feira da cidade matense. 

A ação faz parte da Agenda Cultural, promovida pela gestão municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e teve também o apoio da Secretaria de Educação.

Crianças e adolescentes de todas as idades se divertiram com palhaços, malabaristas, dançarinos e equilibristas. Muitos deles tinham ficado sob uma lona de circo pela primeira vez. Jovens como Giovane, de 12 anos, morador do Baixio, que demonstrou entusiasmo, após sua estréia em um circo. Aluno do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa (CMMB), ele disse ter se divertido muito e gostado mais dos malabaristas.

Já a jovem Alanis Christine, 16, estudante do segundo ano do Colégio Estadual Getúlio Vargas, afirmou ter ido a um circo uma única vez, em São Paulo, de onde veio. Porém disse também ter se encantado com o Circo Globo Max e que voltaria para assistir ao espetáculo da noite.  

“Amei, principalmente, o palhaço Danoninho. Gostei muito dele. Foi uma boa ação da Prefeitura, até porque despertou o interesse em muita gente para vir de novo”, diz a estudante, moradora do Entroncamento.

“A Secult, através do Projeto Agenda Cultural, entende que nossas crianças e jovens precisam ter acesso à cultura, à diversão, e entendemos que muitos deles são de famílias que não têm condições de proporcionar esse acesso”, explica o secretário de Cultura e Turismo Ricardo Matense.

“Os estudantes da rede Municipal e os jovens do ensino médio estão aqui. E isso normalmente não acontece quando circos e outras atrações visitam a cidade. Seja por questões financeiras, de locomoção, ou de outras naturezas”, destaca o chefe da Secult.

Sobre o Circo

 O Circo Globo Max, do interior de São Paulo, é composto da quinta geração de uma tradicional família circense brasileira, a Signorelli. Com uma grande estrutura e capacidade para cerca de 1.000 expectadores, eles viajam o Brasil para levar diversão. De acordo com Vitória Signorelli, 18, vários membros da família participam dos espetáculos, como trapezistas, globo da morte, malabaristas e contorcionistas.

Fonte: PMSJ