Prefeitura autoriza volta dos cursos livres em Salvador; conheça protocolos


A prefeitura de Salvador liberou o funcionamento dos cursos livres a partir da próxima segunda-feira (4). A medida faz parte da flexibilização de atividades relacionadas a fase 3 de retomada econômica na capital baiana, anunciadas pelo prefeito ACM Neto (veja aqui).

Com a permissão, os cursos livres, que incluem aulas de informática, idioma e profissionalizantes, podem funcionar de segunda a sábado, das 10h às 19h, com protocolos específicos. Um deles, por exemplo, é a orientação para que pessoas do grupo de risco da Covid-19 não frequentem as aulas. Alunos abaixo dos 15 anos ficam proibidos de comparecer aos cursos.

Veja abaixo as demais regras de funcionamento criadas pela gestão:

OPERAÇÃO

  • Horários de início e final das aulas devem ser escalonados para evitar aglomeração na entrada e saída de alunos;
  • Carga horária semanal máxima de 4 horas por aluno;
  • Necessário intervalo mínimo de 15 minutos entre cada aula na mesma sala para que seja realizada higienização adequada.

QUANTIDADE DE PESSOAS

  • Limite de alunos em cada sala deve ser de 50% da capacidade do espaço;
  • Distanciamento de 1,5 m entre os alunos, inclusive na sala de aula, com os locais das cadeiras demarcados no chão;
  • Proibido o funcionamento de escolas que gerem contato físico ou proximidade entre os alunos, como dança, artes marciais e outras atividades semelhantes.

PROTOCOLOS ESPECÍFICOS

  • Obrigatório uso de máscara durante todo o período e aferição de temperatura na entrada; 
  • Proibidos o uso de bibliotecas, salas de audiovisuais e outros espaços de uso compartilh;ado; 
  • Devem ser providenciados dispensers de álcool em gel a 70% nas salas e corredores.

O prefeito destacou que a volta dos cursos livres não significa a retomada das aulas na redes pública e privada de ensino e explicou que as dinâmicas entre as atividades são diferentes. “Curso livre não tem a mesma característica, são salas normalmente com menos alunos, pessoas com maior idade, cursos de carga horária menos intensiva, estabelecimentos menores”, ponderou.

RECICLAGEM DE VIGILANTES

A administração municipal também autorizou a retomada dos cursos de reciclagem de vigilantes. Eles poderão funcionar  das 9h às 19h e seguir as mesmas regras dos demais cursos livres, com distanciamento de 1,5m entre alunos, uso constante de máscara, escalonamento para evitar aglomerações e aferição diária de temperatura, além de intervalo de 15 minutos entre aulas na mesma sala para higienização.

Fonte: Bahia Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019