População de Catu se queixa de falta d’água e quedas de energia elétrica há vários dias
Prefetura de Catu e Coelba envia nota sobre o caso que tem repercutido ans redes sociais.
Há mais de uma semana a Catu Acontece recebe queixas tanto no seu grupo de whatsapp quanto nas redes sociais da revista, de populares de vários bairros queixando-se da falta de luz, quedas de energia e falta de água em vários bairros da cidade; ao todo cerca de 10 bairros são apontados segundo apuramos.
O prefeito Pequeno Sales(PT) apontou a Coelba em uma das suas declarações como responsável pelas quedas constantes de energia nos últimos tempos. destacando inclusive o ato como irresponsável. Sobre a falta d’água, Pequeno destacou que um vazamento até então de local não identificado pela equipe do SAAE, estaria causando todos os transtornos da ausencia de água nas torneiras de vários municípes, mas segundo o prefeito SAAE está empenhado em solucionar a questão. veja declaração no link a seguir: https://www.instagram.com/reel/CzW2268vbab/?igshid=ZW52MHdiczl3a2lx
Entre os bairros que tem falta d’água e luz estão:
Fleming- falta de luz e água
Planato 2 – falta deluz e água
Bom Viver- falta de luz e água
Pioneiro – falta de luz
Barão de Camaçari – Falta de luz e água
Bento Abade luz e água Aruanha luz – Faltou algumas ruas no sábado 11 de novembro
Aruanha- Falta de água e luz
BR – Fantando água
Praça do bosque- Falta de Água
Em contato com a Coelba, concessionária responsável pelo abastecimento de energia, eles enviaram o seguinteposicionamento:
A Neoenergia Coelba informa que mantém profissionais inspecionando e atuando no circuito elétrico que atende Catu para analisar a situação e tomar as medidas cabíveis.
Veja abaixo a nota enviada pela Ascom da Prefeitura de Catu, sobre o desabastecimento de água em Catu:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Catu vem a público esclarecer os acontecimentos de desabastecimento de parte do Setor Sul da cidade.
Na última semana, o SAAE enfrentou grande instabilidade no fornecimento de energia elétrica, iniciando na terça-feira (07/11/2023) e com resolução efetiva apenas na madrugada da sexta-feira (10/11/2023).
A instabilidade ou suspensão no fornecimento de energia afeta diretamente o serviço de abastecimento de água, visto que em todas as unidades de captação e distribuição, os equipamentos operacionais são alimentados pelo sistema elétrico. Desta forma, essa instabilidade comprometeu o serviço realizado pelo SAAE.
O retorno de água não acontece de forma imediata como o retorno da energia. Alguns consumidores questionam o fato de que mesmo com a energia tendo retornado, a água não retorna na mesma proporção. Vale salientar que trabalhamos com tubulações, e que a depender do período que passou desabastecida, necessita de tempo para enche-las. Além disso, a água retorna com mais facilidade para as áreas de menor relevo mais rapidamente, o que leva em média 72 horas para reestabelecer por completo esse sistema em específico, pela sua grande quantidade de ligações. Além disso, muitas vezes a fase que utilizamos nos equipamentos não retorna, o que dá uma impressão de que já tem energia, porém não temos como rodar o sistema sem o retorno de todas elas.
Neste período, o SAAE prestou serviço nos locais afetados com carro-pipa, de acordo com a solicitação dos consumidores.
O SAAE está investindo e trabalhando incansavelmente na reestruturação de seus equipamentos elétricos, para breve instalação de geradores, bem como na ativação de novos poços para que a demanda de água seja maior, e esse tempo de retorno da água seja cada vez menor.
Lamentamos profundamente por todo esse transtorno e ressaltamos que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, inclusive o acionamento do Ministério Público, visando eventual responsabilização da concessionária de energia elétrica responsável pelo abastecimento em nosso estado, mediante as recorrentes faltas de energia e prejuízos em equipamentos do SAAE.
Continuaremos acompanhando os acontecimentos e para denúncias a população pode entrar em contato pelo whatsapp: (71) 98700-4504.