A - Mais Regiões

Pojuca bate meta do IDEB na educação dos anos iniciais (1º ao 5º ano)

A educação pojucana levada a sério tem uma ascendência melhora significativa segundo metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

 

 

A educação de Pojuca ultrapassou a meta dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC). Nos anos finais apesar de não ter alcançado a meta houve uma melhora em relação aos dados de 2013 e 2015.

Em 2017, o Ideb dos anos iniciais da rede municipal alcançou a meta e cresceu, apesar de não ter alcançado a nota 6,0, que é a ideal definida pelo – MEC. Pojuca alcançou nota 5,98 no aprendizado e fluxo 0,86 e Ideb de 5,2, quando a sua meta era 4,9. O ganho em relação ao ano de 2015, último ano da avaliação, foi de 1 ponto, subindo de 4,2 para 5,2.

Nos anos finais, que corresponde ao período do 6º ao 9º ano de ensino os alunos da rede municipal, não alcançaram a meta. Porém, ainda assim obtiveram um aumento na aprovação do Ideb, saindo de 3,1 em 2015 para 3,4 em 2017, quando a meta seria 4,0 para o ano referido.

Para a secretária de educação do município Olívia Silveira, houve uma melhora importante por que passa da meta nos anos iniciais e uma melhora nos anos finais, motivo de alegria o que prova que, as ações da atual gestão começam a mostrar resultados.

Contudo, segundo Olívia Silveira, muito ainda há que ser feito para que a educação de Pojuca, não só alcance a nota ideal 6,0, mas que consiga ultrapassá-la. E para isso, segundo a secretária, as ações implementadas na educação do município serão notadas na aprovação do Ideb de 2019, que será divulgada em 2021.

Entre as ações estão a formação sistemática dos profissionais da educação municipal em todos os níveis, a disponibilização de coordenadores treinados e capacitados em todas as unidades escolares que sem dúvida alguma terá seus efeitos comprovados na próxima avaliação.

Outra ação da SEDUC na atual gestão, segundo a pasta, é a aproximação cada vez maior dos pais com as escolas, das comunidades com as escolas e do comprometimento de todos para a construção de uma educação de qualidade para as nossas crianças.

 

Fonte: Ascom PMP

 

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com