O sonho da casa própria emociona pojucanos que vivenciaram essa realidade na sexta-feira(01)
Casa própria para quase 700 pojucanos marca um dia histórico para os cidadãos na gestão de Luiz Trinchão.
Um dia de celebração em Pojuca com a entrega das 668 casas ao no município. Sendo 376 municípes já estãocom as chaves nas mãos e o sonho da casa própria realizado, que é o desejo de todo trabalhador, que almeja ficar livre do aluguel em todo país. A entrega marca um momento histórico já que as obras das unidades habitacionais do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, estavam paradas há 11 anos.


O deputado Radiovaldo Costa(PT) e a presidente do PT em Catu, Carla Sandra, celebraram a conquista e destacaram o compromisso do governo federal com a demanda dos que mais precisam, e destaram o trabalho do presidente Lula, que este ano vai bater a meta de dois milhões que foi estabelecida em cerca de dois milhões de investimentos em obras entregues para a população em todo pais, principalmente para os de baixa renda. Veja aqui o vídeo!
Com a presença do Governador Jerônimo Rodrigues e o seu vice Geraldo Júnior, do Ministro da Casa Civil Rui Costa e em transmissão simultânea com o ministério das cidades, na pessoa de Jader Barbalho Filho, contou com a presença virtual do Presidente Lula, a entrega das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), as entregas simultâneas de forma remota (via transmissão pela internet) dos empreendimentos tanto em Pojuca como no município de Paulo Afonso. Sendo que em Pojuca, foram entregues 376 unidades do Conjunto Residencial Everaldino Guimarães e 292 do Conjunto João Assis, no bairro Los Angeles. Já em Paulo Afonso, a secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, representando o Governo da Bahia na entrega de 200 unidades do Conjunto Francisco Chagas de Carvalho.

De forma simbólica, o ministro Rui Costa e o governador Jerônimo entregaram as chaves nas mãos das moradoras Jamile de Jesus e Jamila Guimarães, do Bloco 23, Casas 102 e 103. Paralelamente, em Brasília, a moradora Vilma Santiago, do empreendimento João Assis, recebeu a chave das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representando os beneficiários de Pojuca.

O ministro Rui Costa destacou a importância do momento para as famílias e para o município: “É uma emoção grande entregar quase 700 casas do programa Minha Casa, Minha Vida em Pojuca, isso mostra o cuidado do presidente Lula, que cuida de gente, retomando obras que estavam paradas. Não posso deixar de agradecer todo apoio do prefeito Luiz Trinchão”, disse. A cerimônia teve representação de políticas de várias cidades, deputados federais e estaduais, além do prefeito e seu vice.
O governador Jerônimo Rodrigues também reforçou o impacto social da entrega: “Estou muito feliz por entregar na Bahia 900 casas. Vi agora a alegria de duas mães de filhos autistas, com a felicidade de ter a casa própria. Mas muito mais coisa vem por aí. Gostaria de agradecer ao presidente Lula e afirmar que teremos mais municípios contemplados”, declarou.


Emocionado, o prefeito Luiz Trinchão, que completa sete meses de mandato, classificou o dia como o mais importante para sua gestão até agora: “Hoje é o dia mais importante para o povo pojucano, o dia de fazer as famílias felizes. Gostaria de agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues por todo o apoio e principalmente ao presidente Lula por reviver o Minha Casa, Minha Vida. É uma emoção entregar uma chave a uma família. Contem com o nosso governo municipal”, afirmou.

Diretamente de Brasília, o presidente Lula fez um pronunciamento destacando o valor da casa própria: “Eu sei o que é receber a chave de uma casa, porque já passei por isso. Todo brasileiro tem direito à moradia, respeito e dignidade. Quando temos uma casa, a criança faz amizade na rua e a família tem tranquilidade. Eu sinto no meu peito a mesma emoção que vocês sentiram. Essa casa representa segurança e um novo começo”, disse o presidente, que ainda elogiou a determinação de Vilma, moradora do João Assis, e abençoou as famílias beneficiadas.
Emocionada, Vilma Santiago agradeceu à rede de apoio que a ajudou a conquistar o sonho da casa própria: “Foi uma luta, mas em Pojuca eu tive muita ajuda. É a realização do meu sonho. Agradeço ao Ministério das Cidades, à Ana do Social, ao governador Jerônimo, ao vice-prefeito Lenivaldo, ao ex-prefeito Duda Leite, ao meu vereador Moisés Monteiro e a todos que acreditaram. Só Deus pode pagar. Vamos cuidar e zelar por essa conquista”, declarou.
Durante o encontro em Brasília, Vilma presenteou o presidente Lula com o livro “O Lugar Onde Vivo”, escrito por crianças das escolas públicas de Pojuca, e com a bandeira do município, erguida com orgulho pelo presidente.

Em pojuca, uma das beneficiadas com a moradia, Marilúcia Honório de Jesus, destacou que o sentimento pela conquita: “primeiramente agradeço a Deus, depois ao Prefeito Luiz Trinchão e também ao presidente Lula, porque há muito tempo eu sonhei, mas agora vejo meu sonho realizado.” Detsacou a jovem que destacou que não tem emprego fixo, trabalha pestando serviço diversos.
Após a entrega simbólica das casas, a comitiva do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Luiz Trinchão seguiu para a inauguração da restauração da pavimentação em CBUQ da rodovia BA-093, no trecho entre Pojuca, Araçás e o entroncamento da BR-101 (Entre Rios), ampliando as melhorias de infraestrutura na região.