Novembro azul no Novo Centro Automotivo atrai homens de diversas idades para feirinha de Saúde Sermec
O Novo Centro e a Sermec destacou a importância do novembro azul, em uma Feirinha de Saúde para prevenção do câncer de próstata, fundamental para alertar os homens sobre a doença e ajudar a diminuir os números de mortes causadas por este tipo de câncer
O mês de novembro é o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata. Porém, os cuidados devem ser constantes, durante todo o ano. A campanha “Novembro Azul”, visa conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. Para reforçar essa causa, foi realizado nessa terça-feira, 20 de novembro, uma ‘Feirinha de Saúde’ que aconteceu no Novo Centro Automotivo, em parceria com a Clínica Sermec, com exames gratuitos e um promocional de descontos em produtos e serviços veiculares para ajudar clientes a economizar e assim cuidar mais da saúde.
Os homens marcaram presença na feirinha de saúde, José Belarmino, nos seus 65 anos, conta: “todo ano eu faço todos os exames, inclusive o de próstata, tenho essa rotina há bastante tempo; no mês de outubro eu fiz 23 exames e graças a Deus, esta tudo bem”. Destacou.
Outro que também compareceu a Feirinha foi o cliente antigo do Novo Centro, Wellington, que ressaltou na sua fala: “tenho 31 anos, não fiz ainda o exame de próstata, nos anos anteriores, mas esse ano, mesmo novo já comecei a fazer vários exames, porque saúde vem em primeiro lugar, e eu não quero ser pego de surpresa”. Destacou.
Segundo o gerente do Novo Centro Automotivo, Jair Ribeiro, a ideia da parceria com a Clínica Sermec é para despertar a quebra de preconceitos com exame que detecta com eficácia a doença, e através dos descontos em procedimentos veiculares, linha leve e promoção em pneus, ajudar o cliente a economizar para cuidar da saúde, já que além dos descontos nos produtos e serviços do Centro, ele pode apresentar na Sermec a nota fiscal de produtos e serviços adquiridos no estabelecimento, e ter 15% de desconto em qualquer procedimento que precisar.

A coordenadora do Laboratório Análise, da Sermec, Marta Oliveira Evangelista, se posicionou sobre o evento destacando a importância da ação: “É uma honra esta aqui fazendo esse trabalho, alertando as pessoas da importância dos exames, a glicemia e PSA, no mês do novembro azul essa alerta contra o câncer de próstata, uma doença que vem se expandindo, mostra aos homens a importância de se despir do preconceito em fazer o exame, que é fundamental para a saúde masculina. Além disso, hoje destacamos aqui a importância de fazer exames para medir glicemia, alertando sobre o risco da diabetes, como também monitorar a pressão”. Pontuou.
De acordo com especialistas, homens negros apresentam um risco cerca de duas vezes maior de terem o câncer de próstata, além da chance de 2 a 3 vezes maior de morrerem pela doença. Essa incidência se deve por questões genéticas, e diante deste cenário, negros devem começar seus procedimentos de prevenção cinco anos mais cedo que os demais.
No Brasil o risco da doença aparecer aumenta com o avanço da idade. A cada 10 homens diagnosticados, nove tem mais de 55 anos. Por isso, apesar do exame ser indicado a partir dos 45 anos médicos urologistas dizem que há casos silenciosos, que o PSA não identifica, e um paciente com menos de 45 anos, acaba sendo diagnosticado com a doença. Por isso o indicado é mesmo o homem adulto com mais de 40 fazer o exame de próstata, sempre que identificar fatores como: histórico familiar, dificuldade de urinar, sangue na urina, vontade de urinar múltiplas vezes além do normal.
Para se prevenir especialistas aconselham adotar práticas saudáveis como não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável.
Até o dia 30 desse mês de novembro, o cliente que adquirir produtos e serviços no Novo Centro Automotivo, que está com promocional extenso e facilidades de pagamentos, o cliente pode com a nota fiscal do serviço adquirir mais 15% de desconto para fazer exames de prevenção da doença na Clínica Sermec, que também está com kit promocional, check-up, no valor de R$350,00 reais, e que o cliente pode dividir em 3 vezes do cartão de crédito.