Saúde

Novembro Azul em Catu tem dia “D” no Ambulatório Orlando Dantas para incentivar a prevenção do câncer de próstata

As ações de incentivo a prevenção do câncer de prostáta vai durar até dia 30 deste mês.

A segunda-feira, 27 de novembro de 2023, foi marcada por uma ampla ação no Ambulatorio do Hospital Municipal de Catu-Ba. Voltada para o a prevenção ao câncer de próstata o Dia “D” do Novembro Azul, a programação contou com; boas-vindas aos homens com um café da manhã, atendimentos e exames de PSA, preventivos do câncer de prostáta, palestra com o Urologista Dr. Márcio Borges, além de orientação em relação a saúde bucal com o coordenador Marcelo Roseira, alongamento com a fisioterapeuta do município Daiane Luz.

Segundo Gabriela Luciano Diretora de Média e Alta Complexidade, ” durante todo o mês de novembro estão acontecendo nos Postos de Saúde da Família diversas ações para incentivar a prevenção do câncer de prostáta e que seguirao até o dia 30 deste mês vigente.”

A ação desta segunda contou com a presença do Prefeito Pequeno Sales e do nova Secretária de Saúde, Jaqueline Braz.

AÇÃO PSF

Na última quarta-feira, 22, no Posto do Centro da cidade, vivenciou momentos de uma ação do Novembro Azul que incluiu: café da manhã, palestra, sorteio de brindes e recomendações para os homens de como cuidar de forma preventiva da sáude para evitar o câncer de próstata,

Quando homens devem realizar os exames?

Homens acima de 45 anos já devem realizar o exame de toque e o exame de laboratório PSA Total se tiverem casos de câncer de próstata na família. O câncer de próstata pode ser silencioso muitas das vezes os sintomas já aparecem em estado avançado, por isso o quanto antes realizar a consulta com o urologista e os exames de prevenção melhor

Um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Incidência maior também nos estados onde o acesso da população aos médicos e às tecnologias diagnósticas são mais fáceis.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com