Cultura

‘Nanda, rolou’: Fernanda Torres soube da indicação ao Oscar pela família porque não quis assistir na TV

Em entrevista ao ‘Estúdio i’, atriz celebrou as três indicações de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.

A atriz Fernanda Torres foi indicada na manhã desta quinta-feira (23) ao Oscar 2025 de Melhor Atriz por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, filme dirigido por Walter Salles. O filme também fez história, sendo o primeiro longa brasileiro a ser indicado na principal categoria da premiação (Melhor Filme).

Fernanda também concorre na categoria 26 anos após indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil” (1998), também dirigido por Walter Salles. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro são primeira dupla de mãe e filha indicadas a Melhor Atriz desde Judy Garland e Liza Minelli.

“Eu resolvi não assistir, inclusive, porque o meu nome é Torres, eles vão em ordem alfabética pelo sobrenome e o meu vem sempre no fim. Eu estava no meu quarto. Andrucha [marido] e Joaquim, meu filho, subiram [ao quarto] e falaram: ‘Nanda, rolou'”, disse a atriz em entrevista ao Estúdio i nesta quinta-feira (23).

Durante a entrevista, Fernanda Torres celebrou sua indicação e as do filme ao prêmio e relembrou a importância da personagem que interpretou, Eunice Paiva.

“Eu acho que Eunice viveu tempos parecidos com o que a gente está vivendo, né? Ela viveu o período da Guerra Fria. Eu costumo dizer que ela, a família dela, o Rubens Paiva, foram vítimas da Guerra Fria, que é um período muito diatópico de medo do Armagedom, medo do botão vermelho. Eu acho que a gente está vivendo um período parecido, assim, diatópico no mundo”.

“Ainda estou aqui” é uma adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva. No filme, o público acompanha a transformação da mãe do escritor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar. Matéria G1.