Comunidade

Lançamento do Projeto Violinos Encantados é realizado nesse fim de Semana em Catu e Pojuca

No último sábado, 16 de julho de 2022, aconteceu o lançamento oficial do projeto “Violinos Encantados”, que é uma iniciativa da magistrada Débora Magda Peres Moreira, das Varas da Infância e Juventude das Comarcas de Catu-Ba e Pojuca-Ba, e consiste na educação musical e aulas de violino e violão clássico para crianças e adolescentes das Comarcas.

Primeiro na. manhã do sábado aconteceu a primeira apresentação no Fórum de Pojuca, e depois pela tarde, no clube CEPE-CATU, finalizando a programação do lançamento oficial.

O projeto é patrocinado pela Ferbasa, sediada em Pojuca, empresa que se destaca nacionalmente pelos projetos sociais que desenvolve. Segundo Ana Lúcia Freitas, da área de responsabilidade Social da empresa há 10 anos, ” A Ferbasa se sente honrada em poder abraçar mais esse projeto tão maravilhoso e encantador, desde o início da apresentação do mesmo nós nos apaixonamos, e para nós é só agradecer, e é uma imensa alegria fazer parte desta iniativa, e é só agradecer por estar contribuindo para formação desses futuros grandes músicos. ” Destaca.Veja depoimento pelo lnik: https://www.instagram.com/p/CgFhv-2lDD6/

A formatação das aulas e o método de ensino foram criados pelo educador musical e graduando em psicologia,Ulýsses Leal, o qual possui vasta experiência com projetos na área da infância e juventude. As aulas são ministradas uma vez por semana nos salões do Júri de cada Comarca, nos períodos matutivo e vespertivo, assim como na Sede da Associação de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, São Lourenço. Atualmente, 120 crianças e adolescentes encontram-se matriculadas e frequentando, assiduamente, as aulas.

Segundo a magistrada Dra Débora Magda Peres, “o Projeto visa a inclusão de crianças e adolescentes de várias camadas sociais, com ou sem ligação com a Justiça, indistintamente. A melhora da autoestima das crianças é visível, sendo que vários pais e mães comentam sobre a empolgação e dedicação dos filhos no aprendizado de algo tão valioso para estes. A experiência tem evidenciado a aproximação lúdica da comunidade com o Poder Judiciário, humanizando o ambiente do Fórum, trazendo a alegria e a energia contagiante dos sorrisos das crianças nos salões do Júri, nos dias de aula.”Enfatiza.

A apresentação também contou com a apresentação teatral do Grupo de Teatro do Sesi Rio Vermelho que interagiu com a plateia e com os violinistas, entre outras contribuições e parcerias que tornaram o projeto possível. Representantes da Polícia Militar, familiares dos alunos e figuras públicas envolvidas com a arte como o pintor internacional Ed Ribeiro (que tem seu studio situado na zona rural de Pedras), e o decorador Marcial Souza marcaram presença no evento.

Veja mais dos depoimentos no instagram da Revista Catu Acontece: @catu.acontece: https://www.instagram.com/p/CgFtruEt-S4/

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com