Homenagens ao agricultor marcaram a primeira festa da colheita nos Estanques no último domingo

A alegria e autoestima elevada dos agricultores foi o ponto alto da festa da colheita na comunidade rural dos Estanques, que tiveram notícias de algumas conquistas trazidas por deputados estaduais presentes  

O último domingo, 27, foi de festa na comunidade rural dos Estanques, em Catu-Ba. A primeira festa da colheita sediada na Escola Municipal Oscar Pereira de Souza. Estavam presentes na festa o prefeito da cidade, os deputados estaduais Joseildo Ramos (PT) e Carlos Ubaldino (PSD), o presidente da câmara de municipal Marcelo Calasans, vereadores e secretários da cidade.

A festa foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Indústria e Comércio, presidida pelo  secretário da Agricultura Nilson Lima, conhecido como “Neném de Iozinho”, que apresentou a ideia a seus companheiros de secretaria com o objetivo de dar mais visibilidade ao produtor rural e mostrar para os moradores da cidade a importância do trabalho desses produtores para a economia local.” O nosso país vem sofrendo com a decadência do petróleo, do emprego. A agricultura familiar tem sido a solução para nosso país porque a zona rural consegue viver sem a cidade, mas a cidade não consegue sobreviver sem a zona rural”, pontuou Nílson.

 

O Presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Calansans, que trabalha com agricultura familiar há 17 anos, esteve presente no evento e falou sobre a importância de uma festa como essa ser realizada no próprio ambiente rural. “As atividades do povo do campo é sempre realizada na cidade. Essa festividade sendo feita na zona rural faz com que eles se sintam valorizados. A gente precisa estar dentro da realidade deles, vivenciando essa realidade aqui na terra deles, eles não precisam ir para a sede, para o município”, afirma Calasans.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, estava presente Wellinton Rezende, que ratificou que a agricultura familiar é de suma importância para a economia local porque esses são os produtores de alimentos saudáveis para a população, além de ressaltar que, “gostaria de parabenizar a quem organizou um evento como esse, de valorização ao agricultor familiar”.

 

 

 

O deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD), responsável pela realização da construção de um poço na comunidade de Pedras e da extensão da rede de água em Mato Limpo, prestigiou a celebração e falou sobre a influência da renda gerada pela agricultura na economia do país. “A agricultura sempre foi a coluna que sustenta a nação, quando o governo investe nisso e o país tem o privilégio de ter uma boa safra, o PIB (Produto Interno Bruto) cresce. Tenho certeza que essa festa foi vista como uma forma de fomentar a agricultura local”, destacou Ubaldino.

 

 

O prefeito da cidade, Geranilson Requião, se mostrou feliz com a adesão da população, que compareceu ao local e pontuou que “a intenção da festa é valorizar e integrar os agricultores familiares. A festa está acontecendo pela primeira vez aqui nos Estanques para homenagear a família do Sr. Maurício Ramos e tantos outros que moram na região”.

 

 

Além da presença de autoridades, compareceram ao festejo representantes das comunidades rurais de Catu. Daniela de Araújo, representante da comunidade de Flechas, falou, como moradora da zona rural, como esse tipo de evento é visto. “Esse evento faz com que os produtores valorizem a sua própria plantação, além do que, nos sentimos homenageados, lembrados e honrados, porque é difícil lembrarem da gente que vive na roça, então a gente se sente importante”, afirmou Daniela.

 

 

A festa da colheita contou com a distribuição de um café da manhã com receitas típicas, feito com ingredientes do campo que foram produzidos pela própria comunidade, jogo de futebol, apresentação do grupo da melhor idade Estrela D’Alva, um representante do Banco Nordeste que também discursou enfatizando a importância do evento, além da presença de uma equipe que foi convidada pela secretária de Ação Social, para prestar serviços de beleza para as mulheres que estavam presentes no evento.

 

 

Líderes das comunidades Rurais foram homenageados com entrega de brindes doados e representantes de famílias rurais tradicionais da região receberam troféus entregues pelo secretário da Agricultura, prefeito e o presidente da câmara de vereadores de Catu, pelos serviços prestados a comunidade local perpetuando a agricultura familiar na região.

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019