Política

Homenageados se emocionam junto com familiares na sessão solene dos 150 anos da Câmara

Treze homenageados na sessão solene da Câmara de Vereadores, protagonizaram no dia 26 de junho, aniversário de Catu, momentos de muita emoção ao receberem o título de cidadão catuense

As comemorações pelos 150 anos de Catu,  que começaram no palco do Arraiá da cidade, na Aruanha, com ‘parabéns para você’ cantado pela banda Calcinha Preta e muitos fogos; contou com a tradicional missa no início da manhã  na Igreja Matriz Católica Nossa Senhora Sant’Ana, com bolo e felicitações, seguida de sessão solene na Câmara Municipal de Catu.

Estavam presentes na missa e solenidade: vereadores, o prefeito juntamente com a primeira-dama Josenita Requião, secretários da cidade, os deputados Estaduais Joseildo Ramos e Maria Del Carmen e os federais, Bacelar Batista  e Nelson Pelegrino. Teve a fanfarra Fameg abrilhantando a festa cívica e o evento na câmara iniciou com o hasteio das bandeiras do Brasil, Bahia e Catu, ato solene feito pelo Major Isnard, 95º companhia militar, o Prefeito Geranilson Requião  e seu vice André Marques, e o presidente da Câmara Marcelo Calasans.

Seguindo o regimento da lei orgânica do município, a câmara fornece o titulo de cidadão catuense para aquele que não tenha nascido na cidade, entretanto, tenha prestado serviços apreciados ao olhar da população. Por isso, os nomes homenageados reservam histórias que servem de exemplo de cidadania.

Os homenageados e novos cidadãos catuenses foram: Rafael Aquery Leal, Otaviano da Silva Castro Filho, Luiz Alberto Silva dos Santos, Maria Aretusa de Meireles, Pe. Alex Pedreira da Paixão, João Carlos Bacelar Batista, Adonay Silva Santos, Raimundo Ramos de Andrade, Wilson schrram de Oliveira, Ailton Borges Severo, Lucia Antônia de Santana Lage, Amanda Brito e Antônio César Lima Santos.

 A vereadora Denize Barbosa, escolheu o deputado Bacelar Batista, para entregar o título, já que este tem trazido inúmeras emendas parlamentares, favorecendo o município catuense com obras que beneficiam a população em diversas áreas.

O escolhido pelo vereador José Carlos Seles, ‘Professor Seles’, foi o ex-deputado federal Luis Alberto Silva dos Santos, este ocupou o cargo de deputado federal por 4 mandatos, que rendeu diversos recursos para o município, incentivando a agricultura familiar catuense. “Catu é um local que dispõe de uma agricultura familiar muito forte, com isso, entregamos um trator a prefeitura há um tempo atrás e no aniversário de 150 anos de Catu trouxe mais 2 para as comunidades: Arauaris, Cassarongongo e Flechas, por problemas operacionais estes equipamentos não chegaram, sexta-feira eles chegarão”, pontuou.

 

 

O vereador ‘Pequeno Sales’, homenageou a enfermeira  Maria Aretusa de Meireles, esta que veio de uma infância pobre, nasceu no município de Biritinga, e mudou-se para Catu aos 14 anos de idade. Em 1978 ingressou no serviço público estadual, como técnica de enfermagem, onde trabalhou por quase quarenta anos, exercendo suas atividades no Centro de Saúde Antônio Carlos Góes e no PSF da comunidade do bairro Barão de Camaçari. Além, do atendimento social à todos que sempre a requisitavam, é importante destacar o serviço voluntário ao Lar Mãe Corina. No ano de 1980 concluiu o curso de magistério, e ingressou no serviço público municipal como professora do ensino fundamental.

 

 

O senhor Wilson de Oliveira, este que trabalhou na Guarda Nacional de Getulio Vargas, também participou de esportes na Marinha, praticou modalidades esportivas como Judô, Box e ainda levou o titulo de campeão Sul Americano de Judô, contribuiu ao município como diretor de esportes na gestão do ex-prefeito Antônio Pena (In Memorian). Wilson recebeu das mãos do vereador Antônio Cesar Lima dos Santos ‘Cesar do Posto’ o título de cidadão catuense,  ofereceu o título a Deus, familiares, amigos e a Fraternidade Maçônica Catuense, da qual o mesmo faz parte. “Agradeço, sensibilizado com o coração palpitando de alegria, por receber no alvorecer dos meus 90 anos o título de cidadão catuense” Comenta.

 

 

                                  

O médico Dr. Rafael Leal, que há nove anos dedica sua vida a atender a população, recebeu das mãos do vereador Paulo Cesar de Jesus Matos ‘Paulo de Cacinho’ as honrarias: “agradeço aos donos da casa legislativa, o povo,, que me retribuíram muito mais do que as ações que fiz como médico. Foi aqui que encontrei o amor da minha vida (esposa), constitui família, ganhei amigos. Catu é um pedaço de terra pelo qual sou apaixonado.” Pontuou.

                        

A vereadora Clara Sena emocionou homenageando a cadeirante Amanda Brito, que não pode comparecer, porém mandou uma mensagem em vídeo agradecendo. Amanda tem uma história inspiradora, mostrando para todos que não existem limitações para aqueles que buscam vencer.

 

Amanda nasceu em Feira de Santana, mas foi em Catu que viveu boa parte da vida. A patologia congênita conhecida como “ossos de vidro” fez com que os médicos lhe dessem uma previsão de vida de apenas 2 meses. Hoje com 30 anos, funcionária pública, ministra palestras focadas na gestão de pessoas e administra o blog ‘Destinos Acessíveis’, que hoje conta com leitores em mais de 30 países, nele compartilha suas experiências  diversas além de abordar correlatos à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

 

O presidente da Câmara Marcelo Calasans, que deu o título de cidadão catuense para o vereador César do Posto, utilizou a tribuna para citar a união dos parlamentares da Casa Legislativa, sentimento que tem sido protagonista de um novo tempo na Casa do Povo; também parabenizou os mais novos cidadãos catuenses, agradeceu a presença da família na plenária e destacou seu compromisso em continuar trabalhando pela população para construir bases de um para crescimento da cidade por mais 150 anos.

 

 

 

                          

O Prefeito Geranilson Requião em seu discurso na tribuna enfatizou o desenvolvimento da cidade: “é assim que aos seus 150 anos, Catu e seus mais de 60 mil filhos(as), seguem superando as dificuldades e trilhando seu caminho vitorioso”. Em sua fala de pouco mais de 20 minutos, o prefeito frisou as conquistas alcançadas em sua gestão, projetos que ainda irão concretizar-se, e enfatizou a felicidade em poder comemorar o aniversário memorável da cidade sendo o atual gestor, em seu segundo mandato.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com