Governo da Bahia autoriza municípios a vacinarem idosos a partir de 90 anos

Estratégia de vacinação está autorizada a ser iniciada na segunda-feira (1º) e deve ser administrada por cada município, informou a Sesab.

O Governo da Bahia autorizou o início da vacinação de idosos a partir de 90 anos para a próxima segunda-feira (1º) em todo o estado. No entanto, a estratégia de vacinação caberá a cada município, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgadas nesta sexta-feira (29).

Nesse momento só estão sendo vacinados os trabalhadores de unidades de saúde, idosos e pessoas com deficiência asilados.

Sobre a decisão que começa a valer na segunda, a Sesab disse que o governador Rui Costa informou que 54 mil doses serão enviadas ao interior do estado neste fim de semana para garantir o início da vacinação na data programada.

A nova fase de vacinação foi liberada pelas Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT), que são as instâncias deliberativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível estadual e nacional.

De acordo com o secretário da saúde, Fábio Vilas-Boas, 75% do total de óbitos na Bahia é composto por pessoas com mais de 60 anos. Dessa porcentagem, 29,1% das vítimas tinham mais de 80 anos.

Ainda segundo o titular da pasta, os municípios que mais avançaram na imunização terão acesso prioritário na distribuição das vacinas.

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis informou em coletiva, na última quinta-feira (28), que também pretende iniciar a vacinação dos idosos a partir de 90 anos na próxima semana.

Segundo o gestor, a vacinação acontecerá na casa dos idosos. Para isso, será lançado um site com número de telefone para que o idoso ou algum familiar entre em contato e agende a vacinação domiciliar.

Fonte: G1

Foto: Alberto Maraux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019