EducaçãoHistórias que Inspiram

Escritora mirim de Catu encanta leitores com “As Viagens da Luna” e inspira outras crianças a descobrirem o prazer da leitura

Aos 8 anos, Luna Vasconcelos já é autora de seu primeiro livro e mostra como o incentivo familiar pode despertar talentos e transformar o hábito da leitura em parte da formação das crianças.

A pequena Luna Vasconcelos Ferreira, de apenas 8 anos, vem se destacando em Catu-BA como uma jovem escritora cheia de imaginação e sonhos. Filha dos professores Daiane Vasconcelos Ferreira e Elmo dos Santos Ferreira, Luna cresceu cercada por livros e histórias que estimularam seu amor pela leitura desde cedo.

Histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e Branca de Neve e os Sete Anões foram as primeiras a povoar sua imaginação e inspirar o desejo de criar suas próprias aventuras. Hoje, cursando o segundo ano do ensino fundamental, Luna já escreve há dois anos e lançou seu primeiro livro, “As Viagens da Luna”, uma obra que mistura fantasia e experiências pessoais vividas ao lado dos pais.

Segundo Luna, a inspiração para escrever vem de momentos afetivos: “As ideias surgem das leituras antes de dormir, feitas com o papai Elmo”, conta a autora mirim, que também revela seus muitos sonhos — ser professora de matemática, médica e cozinheira.

Com um olhar curioso e criativo, Luna não pretende parar por aqui. “O projeto no mundo da escrita é escrever muitos livros e incentivar outras crianças a ler e escrever”, afirma. O pai, Elmo Ferreira, revela que um segundo livro já está a caminho, reforçando o entusiasmo da filha com o universo literário.

Além de escrever, Luna é uma criança cheia de energia e imaginação. “Gosto muito de brincar com minha boneca e o urso, andar de bicicleta, nadar, pintar, assistir televisão e brincar no celular. Tenho amigos da rua e também da escola”, conta com espontaneidade.

Luna e o pai com Deputado Radiovaldo Costa no dia do professor em Catu-BA

O exemplo da jovem escritora reforça a importância do incentivo dos pais no desenvolvimento do hábito da leitura, um pilar fundamental na formação educacional e emocional das crianças. “Nossos filhos aprendem pelo exemplo e pela presença. Ler com eles é plantar o gosto pela descoberta”, ressalta Elmo.

Quem quiser conhecer a obra pode entrar em contato pelo Instagram @prolunakids ou pesquisar no Google o título “As Viagens da Luna”.

A trajetória de Luna Vasconcelos é uma doce lembrança de que a leitura abre portas para o conhecimento, a criatividade e os sonhos — especialmente quando cultivada com amor em casa.