Doutor Raimundo Almir: medicina por missão e amor
O pneumologista enfrentou a pobreza e a fome para realizar o sonho que desde de menino almejava; tornar-se um médico respeitado à serviço do povo

Raimundo Almir Queiroz Ferreira, 66 anos, filho de Antônio Pedro Ferreira e Maria Helena Queiroz Ferreira, é formado há 40 anos pela faculdade de medicina federal da Bahia, fez clinica medica e atua na área de pneumologia. Quando criança tinha o sonho de ser jogador de futebol ou professor, mas o seu pai, tinha o sonho de ter um filho “Doutor”, assim, escolheu realizar o sonho do pai, correndo atrás da sua formação.
Nascido em Salvador na maternidade Climério de Oliveira, em um parto complicado, aonde a sua mãe Maria Helena, quase vinha a óbito. Dr° Raimundo Almir foi criado aqui na cidade de Catu, onde está até hoje atendendo a população.
A vida desse médico pneumologista, que conquistou o respeito e a admiração da população catuense não foi fácil, mas a vontade da realização do sonho era grande o suficiente para o fortalecer em meio as lutas e dificuldades, que tentavam o afastar da conquista do seu objetivo.
Entre os desafios o médico destaca a principal foi à condição financeira para cursar a medicina, pois na época na Bahia, só existiam duas escolas com o curso, e ele só conhecia a Universidade Federal da Bahia. O pneumologista conta que fez o primeiro vestibular na universidade federal da Bahia em 1971, sendo reprovado. Logo em seguida em 1972 conseguiu a sonhada aprovação, e entrou para o curso.
Filho de ‘Barbeiro’, sem nenhuma condição de se manter em Salvador, Raimundo foi morar com uma das tias que na capital, e conta que foi muito bem acolhido e lá permaneceu até a sua formação. As dificuldades não pararam, o médico conta que chegou a passar necessidades; “ já dormir no chão e só ingeriria durante um tempo da minha vida uma refeição por dia; pois minha tia era muito humilde. Não faltava amor, mas sim condições de me manter”, destaca
No início, segundo ano de medicina, Dr. Raimundo, começou a ensinar aqui em Catu, e realizou o seu sonho de ser professor. Ensinou no Colégio Nossa Srª Sant’ Ana de Catu, a matéria era química e bioquímica. Também dei aulas em alguns colégios em Salvador e num cursinho pré-vestibular daqui de Catu. “ Eu juntamente com o médico Orlando Dantas, que foi prefeito da cidade, e Fernando professor de matemática; “ tínhamos um cursinho pré-vestibular, e graças a isso, eu conseguir me manter até concluir a faculdade”. Conta.

Após a formação, Dr° Raimundo começou na Ameca como sócio, juntamente com Carlos Góes. Alguns anos depois ele abriu o seu próprio consultório, passando mais algum tempo ele ampliou, e mudou o espaço, mas ainda com o nome de Pneumoclim, onde ele atuava sozinho.
A equipe só cresceu quando Márcio, o filho mais novo, formou também em medicina e os outros dois Anderson e Ariane, formaram em fisioterapia. Eles resolveram se unir e formar o Núcleo Raimundo Almir, que começou a funcionar desde 2010. Segundo os filhos, uma forma de homenagear o pai pela história de luta e muito trabalho.
Para Raimundo Almir, a medicina é realmente um sacerdócio: “as pessoas usam muito essa expressão e praticamente esse ofício é o meu meio de vida desde que comecei a estudar”. Destacou.
O médico é casado com Maria Jandira de Souza Ferreira, há 40 anos, mas estão juntos há 50 anos; a mesma conta que Raimundo era seu vizinho, e o relacionamento começou bem cedo, se tornando assim, um namoro proibido, por conta da faixa etária de idade; ela com 9 anos de idade e Raimundo 17 anos, quando o romance começou. O tempo passou e casaram-se, do matrimônio nasceram os três filhos: Anderson, Ariane, Márcio e o filho adotivo Bruno.
Os filhos seguiram o exemplo do pai, hoje cada um exerce a sua função na área da saúde; Anderson e Ariane fisioterapeutas, Márcio médico, formado em clinica geral, os três trabalham com o pai no Núcleo; e Bruno formado em advocacia.

Maria Jandira, disse que é suspeita em se referir ao esposo, mas se posicionou em relação à tamanha humildade do mesmo. “Não o admiro só como marido, mas como ser humano, com ética, dignidade e caráter, eu não conheço um ser humano igual o meu marido, ele simplesmente não é só um homem, eu duvido que alguém chegue aqui com convênio ou sem, com ou sem dinheiro, e ele não atenda. Ele pra mim é meu grande amor, meu amigo e parceiro, e o humor dele me contagia. Ele é simplesmente fantástico , eu o amo de paixão”. Declarou.
Ainda no seu discurso Jandira, ressaltou :“nós só devolvemos o que o universo nos dá, temos uma família unida, que caminha com os seus pés, meus filhos todos são casados, constituíram suas famílias, com o nosso exemplo, principalmente com o do pai, só tenho a agradecer”. Enfatizou Jandira emocionada.
O Dr.Raimundo, é uma referência na cidade de Catu-Ba, como médico e como pessoa; é descrito por quem o conhece como alguém de jeito humilde e solidário, realiza um serviço social há 40 anos, no Centro Espírita Caminho da Verdade. Todas às quartas-feiras ele atende pessoas carentes de forma gratuita, e inclusive a própria instituição por meio da qual ele presta o serviço, realiza esse trabalho sem fins lucrativos, sem apoio do governo federal ou municipal, nem estadual; e inclui também os seus filhos em projetos sociais. Márcio atende no Centro Espírita nas quintas-feiras e Ariane faz atendimento de fisioterapia no Centro Espírita de Pojuca.
Raimundo completa 41 anos de formado em medicina no final do ano, satisfeito com a sua conquista profissional, se orgulha de ser médico Pneumologista e deixou bem claro que ainda continua estudando e não pretende parar tão cedo; o mesmo participa de congressos, seminários e simpósios, aprimorando assim as suas habilidades profissionais. “ Quero permanecer na minha missão por toda minha vida, já que a medicina é como sacerdócio”. Destacou.
O Núcleo Raimundo Almir, está localizado na Praça Duque de Caxias- 41. Centro. 3641-2791 e 2285, com funcionamento de segunda à sexta das 8:00 às 18:00hs.
Fotos: Kaila Moitinho