Educação

Depois de celebrar em Catu em meio as comemorações do Novembro Negro, CEMIMG lançará documentário antirracista no Chile na cidade de Curicó

O lançamento do documentário ocorreu no Cepe Catu na última sexta-feira, 18 de novembro,na presença familiares, amigos, educadores e autoridades do estado e município catuense.

Na última sexta-feira, dia 18/11, o Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, localizado na cidade de Catu, realizou a exibição do documentário, NUPEA: caminhos de resistência no CEMIMG, que foi contemplado por um edital em que a instituição concorreu com cerca de mais 90 projetos e, teve o seu selecionando através do edital entre os 40 escolhidos.

A noite foi recheada de glamour e celebração dos alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores das redes estadual, municipal e federal familiares e amigos que celebraram juntos com a instuição a escolha do documentário, com mais de 300 pessoas que compareceram ao Clube CEPE-Catu para prestigiarem o evento. Entre as quais também ex-alunos, funcionários e ex-funcionários do CEMIMG, além do prefeito Pequeno Sales, vereadora Juci Cardoso da cidade de Alagoinhas, a Superintendente de Cultura do Estado da Bahia Ana Teixeira, superintendente de Políticas para a educação básica Manoel Calazans e a diretora da Secretaria de Educação de Catu, Olga Campos.

O documentário que surgiu a partir do projeto educação antirracista: a escola pública enquanto espaço de (re) existência, este foi apresentado em novembro de 2021, quando foi submetida uma proposta para o edital professor Jorge Conceição.

O edital SEC/SEPROMI Nº 011/2021 – CONCURSO PÚBLICO – PRÊMIO JORGE CONCEIÇÃO, trata-se do 1º Concurso público, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), para a seleção e premiação de Projetos e Recursos Educacionais para implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 nas Unidades Escolares Públicas, integrantes da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

No mês de dezembro saiu a lista das escolas aprovadas e o CEMIMG foi a única escola do território 18 com proposta contemplada. Desde então, o projeto foi se materializando, dentro de algumas perspectivas: Núcleo de Pesquisa e Educação Antirracista (NUPEA), cine NUPEA, NUPEA leitor, NUPEA itinerante, atendimento psicológico e NUPEA na estrada.

Segundo o Diretor Delmaci Ribeiro, ” todas as ações foram registradas pela equipe de empresa catuense, escolhida com propósito de formentar a economia local e valorizar talentos na nossa cidade. Após um ano de acompanhamento das ações do projeto sobre educação antirracista, que tudo culminou no documentário selecionado no edital, que teve um repasse de 42 mil para viabilizar também novos projetos e nos prepararmos para novos editais.”

O evento contou com as participações da orquestra da EMUC, Escola de Música de Catu, com o professor Edinaldo Paiva, a banda de percussão do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, sob a regência do professor João Marcelo, depoimento das famílias, declamação de poesia pela ex-aluna Vitória Araújo e teve apresentação musical com a estudante Danielle e o ex-aluno Vinícius Lessa.

O evento segue sendo bem elogiado nas redes sociais, alguns fatos foram destacados, como a organização, a qualidade das apresentações musicais e o potencial do documentário para discutir o tema educação antirracista, desenvolvido pelos alunos, professores, coordenadores e agenciadores da Prisma.

Nos dias 23, 24 e 25/11 o documentário será lançado no Chile, durante um evento científico organizado por vários países da América Latina, na cidade de Curicó.

No dia 23/11 haverá duas sessões no auditório do IFBaiano Catu e no dia 29/11 teremos uma exibição na praça da Aruanha, na cidade de Catu.

O que marca o projeto é a sua capacidade de potencializar a valorização da escola pública, enquanto espaço de diversidade e (re) existência, intensificando a ideia de pertencimento e orgulho, tendo como ponto de partida a discussão contínua da necessidade de se propor de forma efetiva, uma educação antirracista.

Veja a fala dos educadores e do prefeito Pequeno Sales sobre o que tem sido feito a respeito da educação no município, e o desenvolvimento do projeto e seus envolvidos no link a seguir: https://www.instagram.com/p/ClH-QVCAs1d/

*** MATÉRIA REEDITADA POR DONAIRE VERÇOSA .

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com