ComportamentoEducação

Dança, música e emoção compõe a homenagem as mães dos alunos do Colégio Ágappe

Em comemoração ao dia das mães, momentos de muita interação entre mães e filhos, foi protagonizado pelo colégio Ágappe, para reforçar vínculos familiares cultivados pela escola.  Os alunos soltaram a voz para emoção das matriarcas que registraram cada momento 

 

Um dia especial para elas, as mamães dos alunos do colégio Ágappe, localizado no centro de Catu, que renderam homenagens as mães na quadra do Centro administrativo da cidade, no bairro da Aruanha.

 

O coral formado pelos alunos  entoaram canções aprendidas em sala de aula, para dedicar as mamães. Elas se derreteram e  fizeram questão de comparecer, e receber faixa com a coroa simbólica de rainha do coração deles, os filhos.

 

Antes de iniciar as apresentações das turmas, foi feita uma oração e em seguida a diversão tomou conta da quadra, que foi abrigo para muitas mães se emocionarem com o canto formado em coro pelos alunos. O momento lúdico e ao mesmo tempo educativo. reforçou o compromisso da escola com o ensino através da diversão e da vivência infantil.

Acompanhando as duas filhas Iasmin e Iandra, a psicóloga Sheila Germânia ressaltou que é um momento especial e que desempenhar o papel de mãe, que compreende ser uma missão, “nos desdobramos para cuidar dos nossos filhos e fazer com que eles estejam bem. Uma grande tarefa para as mães é voltar a ser mulher, pois quando lembramos deles, esquecemos um pouco o que somos, balançando assim a estrutura familiar. Portanto é necessário que cuidemos de nós enquanto mulheres, para que cuidemos dos filhos como mãe. ”

 

Um outro ponto importante é que mulheres acabam tendo filhos cedo, para essas os agitos e badalações da vida jovem acabam mais cedo, pois a atividade primordial passa a ser cuidar dos primogênitos. É o caso de Rosângela Gonçalves (30) ficou grávida aos 23 anos de Maria Clara (07). Ela conta que é gratificante acompanhar o crescimento da filha, “ser mãe é uma dádiva de Deus. Um filho é uma parte de nós que representa o tudo. Mesmo com as dificuldades encontradas para educar, o diálogo é importante sempre. ” Avalia.

 

 

Mãe de um casal, a professora Elaine Tosta (35) cumpre o importante papel de educar os pequenos Júlia e Luís Henrique.“Todo pai e mãe que ama os filhos, procuram sempre dar o melhor para sua educação. Mostrar a vida e o seu movimento diante das situações para que possam desenvolver suas defesas, é fundamental. Sem dúvida, a educação é a base de tudo. ” Pontua.

 

 

Como toda mãe, a diretora e proprietária do colégio, Vera Serrão, destaca que a principal dificuldade do momento é o acompanhamento das genitoras na vida dos filhos, “o mundo está globalizado e o tempo cada vez mais escasso. As mulheres trabalham, cuidam da casa, dos filhos e essa correria interfere no acompanhamento diário na rotina das crianças. Portanto, a escola funciona como parceiro da vida familiar. ” Ressalta.

Ainda segundo a diretora, a instituição tem a obrigação de participar junto à mãe no desempenho escolar do filho, “existe uma parceria entre a escola e a família. Portanto, temos a responsabilidade de auxiliá-la no papel de fortalecer os laços.”  Ainda segundo Vera, eventos como esse, reforça o laço de mães e filhos, visto que a falta de tempo compromete a relação.

E para não se desgrudar nem um minuto das duas filhas Evelyn e Analu, a técnica de segurança Vânia Santos, aproveitou a oportunidade para dançar e ver as meninas a homenageando. Ela destaca que é bom ser mãe, ao mesmo tempo que o cuidado redobrado precisa ser constante, “se pudesse teria mais filhos (risos), mas a gente pensa na criação e nas situações que vemos no mundo. Quando temos um novo filho, é um recomeço do ensinar, instruir, alertar, aconselhar e por aí vai.”

 

Ela salienta ainda que conciliar o tempo para suprir a atenção que as filhas carecem e se dedicar a outros afazeres, são tarefas que exigem que brote uma ‘supermãe’, “com o tempo corrido, é preciso manter contato com a escola, sempre dialogar com elas e descobrir os problemas, lidar com as fases que passam até chegar a vida adulta. Então, são tarefas que precisamos dominar para que nossos filhos cresçam entendendo a vida. ” Finaliza.

 

Além de toda a homenagem realizada, as mamães brincaram, fizeram selfies, e se divertiram durante toda a manhã de sábado com seus filhos. Para finalizar teve a aulão de Zumba com Grazi Pereira, da academia Max Fitness, onde mais uma vez, mães e filhos puderam ser queimar muitas calorias e se divertir com aula ministrada pala Zin Zumba.

 

 

 

Reportagem: João Vitor Araújo

Edição de Texto e produção: Donaire Verçosa

 

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com