Economia

Cuidado com Golpes de Investimentos

Investimento seguro e com rentabilidade garantida? Veja as orientações do Educador Financeiro Eduardo Almeida .

Você sabia que investir em produtos financeiros pode ser um caminho para aumentar o seu patrimônio? O que ninguém te conta é que você pode construir um futuro melhor, aplicando seu rico dinheiro e até conquistando a independência financeira. No entanto, com tantos produtos diferentes no mercado, existem golpistas que tentam se aproveitar daqueles com pouco conhecimento na área. Neste artigo vou apresentar algumas dicas práticas, para você não cair nesses golpes de investimento.

Já começo revelando que você não precisa de outra pessoa para iniciar suas aplicações financeiras. Atualmente o mercado de investimentos está acessível, e praticamente todos têm a possibilidade de fazer investimentos, que podem ser classificados em dois grupos: Renda Fixa e Variável. Dependendo do tipo de aplicação de recurso, você só vai precisar abrir uma conta em um banco digital ou em uma corretora de investimentos. A partir daí, você terá acesso a praticamente todos os tipos.

Já pensou investir em criptomoedas?


Até mesmo para essa aplicação, só basta abrir conta em corretoras nacionais ou de outros países e comprar ou vender seus criptoativos. Mas atenção! Esse tipo de investimento é um dos mais voláteis do mercado. Portanto você pode ter altos retornos, mas pode também perder boa parte do seu dinheiro. Ainda há outro risco importante, atualmente esse mercado não é regulamentado no Brasil. Não é ilegal, por isso existem corretoras nacionais que oferecem esse tipo de investimento, mas se essa corretora quebrar ou for hackeada, muito provavelmente você perderá a sua aplicação.

Aqui vai uma dica de milhões:


Desconfie, de retornos altos e investimentos com promessas de retornos acima da média. Eu sei, pode ser tentador, mas também é um alerta. Isso porque todo investimento envolve algum nível de risco. Os retornos mais elevados, geralmente estão disponíveis em investimentos de renda variável, por isso não lhe oferecem um retorno garantido, muito menos sem risco. Se você se deparar com uma proposta dessa em criptomoedas, ações, opções ou qualquer outra, onde estão lhe prometendo um retorno fixo mensal, tenha certeza, é golpe.
Se você se considera um investidor mais arrojado e quer retornos mais altos, esteja ciente que quanto maior for a probabilidade de retorno de um ativo, maior será a sua exposição ao risco. Então cuidado com pressão de tempo.

Dica que vale ouro


Fique atento aos investimentos “secretos” ou “exclusivos”. Certifique-se de entender claramente o funcionamento da aplicação e questione qualquer falta de transparência. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de tomar qualquer decisão, sem cair em promessas mirabolantes. Golpistas geralmente criam um senso de urgência, e tentam emocionalmente, para que você não tenha tempo para uma análise. Não caia nessa armadilha! Tome o tempo que for necessário para avaliar completamente qualquer oportunidade de investimento. E só invista se tiver certeza de que a oportunidade é real e vale a pena.

Existe robô investidor?


Sim, mas tome cuidado! O retorno não é garantido. Atualmente existe uma infinidade de automações e é muito comum o uso de “robôs” que fazem investimentos de forma automática. Essas aplicações geralmente otimizam o tempo do investidor e eliminam o risco emocional, pois o “robô” opera de acordo com a sua programação. Esse tipo de ferramenta existe, não é fraude, mas precisa ser usado com cautela e conhecimento, ou seja, você precisa ser um investidor experiente.

Eduardo Almeida


Atualmente o cenário econômico está muito propício para o investimento em renda fixa, é possível ter retorno próximo de 1% (líquido) ao mês, em investimentos muito seguros. Mas vá com calma na hora de investir em renda variável! Conheça as operações, comece com aquele dinheiro que não lhe fará falta, caso você perca todo ele. Dizem que: “O seguro morreu de velho”. Então, proteja seu dinheiro investindo apenas em oportunidades legítimas e bem fundamentadas.
E para saber sobre como começar a investir e até conhecer qual é o seu perfil de investidor, segue minhas redes sociais: @eduardojsalmeida e Youtube: Comportamento e Finanças. Tem várias outras dicas para você!

Sobre Eduardo Almeida:


Especialista em Educação Financeira pela UNOESTE e graduado em Administração pela Unime em Salvador/BA, o Educador Financeiro realiza palestras e presta consultoria para pessoas, famílias, micro e pequenas empresas.
Sua jornada no Brasil passou por Porto Alegre/RS, onde iniciou uma imersão com várias formações em Coaching. Em Curitiba/PR teve sua formação em Analista de Perfil Comportamental (DISC), em Brasília/DF suas experiências foram em formação em Master Coaching.
Para melhor atender o mundo corporativo business o Educador Financeiro estudou em Uberlândia/MG onde fez sua formação e (Avanced Executive Coaching).

Mais informações e orientações: https://comportamentoefinancas.com.br/consultoria-financeira-pessoal/?fbclid=PAAaZ4kzvqz63fj4h-d0TieOVnVgxxjqQ9cYoSrh9UfEVOzNA89zCiRyIATJU

Redação