Esporte

CORRIDA DE RUA: PRATICIDADE, ECONOMIA E SAÚDE

Modalidade esportiva foi a que mais ganhou adeptos em 2022 no Brasil.

Uma pesquisa realizada pela Ticketsports revelou o perfil do atleta brasileiro no que diz respeito à prática esportiva: em 2022, 81% das inscrições em eventos esportivos foram para corridas de rua, fazendo dessa a modalidade esportiva preferida dos brasileiros. Ainda de acordo com o estudo, 45% do público participante era formado por mulheres e a grande maioria dos corredores, na faixa etária entre entre 36 e 45 anos.

O profissional de Educação Física, Vagner Alves, organizador de diversas corridas de rua na Bahia, afirma que a alta de praticantes na modalidade se explica, principalmente, pelos inúmeros benefícios que essa atividade física proporciona “A corrida de rua melhora não só a saúde do coração e pulmões como ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, melhora transtornos como ansiedade e estresse, além de ajudar na perda de peso e na estabilidade das articulações. Faz bem para o corpo e para a mente”, pontua o especialista.

CORRIDA DE RUA

Correr sozinho ou em grupo, com fone de ouvido ou escutando o barulho das ruas, o praticante da corrida de rua tem como aliado não só a praticidade do esporte, como a economia. E com uma roupa confortável, um tênis apropriado e uma alimentação leve, ja é possível iniciar no esporte mais praticado no país. E uma boa oportunidade para quem deseja iniciar na corrida de rua é a terceira edição da Corrida da Rondesp – uma das principais corridas militares de Salvador – que é realizada nas avenidas pacatas mas um circuito desafiador, com subidas e descidas no Centro Administrativo da Bahia, e que conta não só com o calor humano do grande público participante, mas com toda infraestrutura que o evento oferece e que é fundamental para o atleta amador ou profissional “São percursos de 5km e 10km, pontos de hidratação espalhados pelo trajeto, massagem pós-prova feita por deficientes visuais do Instituto de Cegos da Bahia, show para relaxar e elevar, ainda mais, a citosina, além de espaço kids para os pequenos se divertirem enquanto os pais cuidam da saúde”, ressalta major Castro, comandante da Rondesp Central e responsável pela prova.

Em todo a Bahia, existem 10 unidades da RONDESP, sendo três em Salvador (Central/Atlântico/Bahia de Todos os Santos), uma na região metropolitana e outras seis no interior, que através do patrulhamento tático móvel, com viaturas de 4 rodas, atuam nas ocorrências de maior gravidade, em apoio às companhias independentes para preservação da vida, da ordem pública e do patrimônio.

De acordo com a organização, a expectativa para esta terceira edição da Corrida da Rondesp é de um público de 2.500 corredores, entre atletas profissionais e amadores, incluindo grupos de corrida, paratletletas e iniciantes. Major Castro reforça que eventos como esses, além de aproximar a PMBA da população servem como incentivo à prática esportiva “É uma oportunidade de conhecer um pouco a rotina da Rondesp e de prevenir doenças, relacionadas ao sedentarismo, além de melhorar a saúde física e mental”, finaliza o major.

CORRIDA 7 de MAIO


As inscrições para a 3ª Corrida da Rondesp vão até o dia 30 de abril, exclusivamente, pelo site da Central da Corrida (https://www.centraldacorrida.com.br/3acorridarondesp). Idosos, PCD e militares têm desconto na inscrição (vide regulamento ). A prova será realizada no dia 07 de maio, um domingo, com largada às 06h30 no DAL – Departamento de Apoio e Logística da PMBA – no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A 3ª Corrida da RONDESP é um evento realizado pela CIPT/RONDESP Central, PMBA e FBA, organizado pela COMVIDAFIT e conta com o patrocínio do GOVERNO DO ESTADO, através da SUDESB, e apoio do Instituto de Cegos da Bahia e Café Santa Clara

Redação