Promocional

Combustível adulterado causa sérios problemas ao veículo

Com a crise da Petrobrás e a inflação em ascendência, o preço do combustível subiu e a procura por preços abaixo da tabela virou prioridade para os motoristas; mas é preciso testar a procedência do mesmo, pois se o zelo pela qualidade não for mantida, o barato pode sair caro

 

O combustível adulterado é um problema que prejudica diversos veículos. É uma forma de baratear o custo do produto, para se sobrepor a concorrência. E com um valor abaixo do mercado, muitos motoristas são atraídos para os postos que estão oferecendo a ‘promoção’ para que os clientes abasteçam.

O ‘X’ do problema na hora de abastecer, é encontrar um combustível de qualidade, e que não esteja adulterado. A adição de outras substâncias ao produto é como normalmente acontece a adulteração, assim, é possível vendê-lo em valores mais baixos, porém, é necessário entender os riscos que este tipo de adustível pode causar aos veículos, e ao bolso do consumidor. Isso sem falar que coloca a vida de condutores e passageiros em risco, já que um problema grave pode fazer o carro parar de vez, em um momento não planejado e horário não adequado, causando uma colisão e até um acidente com vítimas fatais.

O proprietário do veículo deve pensar bem, pois mesmo que a princípio o produto saia por um preço mais baixo, as consequências do uso do combustível adulterado aumentam exponencialmente as chances de maiores gastos futuros, e vale ressaltar mais uma vez que coloca vidas em risco.

Algumas peças que têm contato direto com ‘ a mistura’, como a bomba de combustível, o filtro, bicos injetores, catalisadores e as velas, são arduamente prejudicadas pelo combustível adulterado, e em alguns casos até mesmo o motor pode ser completamente danificado. A reposição destas peças prejudicadas, faz com que o valor final seja substancialmente acrescido.

Em alguns casos, não há a identificação sobre a adulteração do produto, e muitos consumidores só têm ciência do ocorrido ao presenciar as consequências no funcionamento do veículo. Os principais indícios são: falhas ao dar partida, consumo alto, e perda súbita de potência. Além desses prejuízos, o combustível adulterado ainda emite mais gases, poluindo o ambiente em maiores taxas.

Para Diego Araújo, mecânico do Novo Centro, não há benefício em utilizar esse tipo de produto. “Hoje o consumidor, com a crise econômica, procura sempre o menor preço, não se atenta à boa qualidade. Podem também não entender que isso acarretar em maiores gastos. O valor economizado com combustível promocional, pode ser mais que triplo gasto para reparos em danos veiculares causados pela fatídica mistura batizada.” Destaca Diego que tem oito anos de carteira assinada e trabalha na área desde os 12 anos com seu pai.

No caso da gasolina, um dos componentes permitido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), é o etanol, em quantidade até 25% na composição. Sobre isso, Diego afirma que em alguns casos conseguem detectar, com o check up eletrônico, uma porcentagem muito acima do permitido.

Os veículos de mais acessórios, com tecnologias mais avançadas, são os mais prejudicados com o combustível adulterado, devido ao maior número de peças que podem ser danificadas.

Por isso antes de sair por aí à ‘caça’ das promoções, o Novo Centro Automotivo, localizado na rua José Visco, Pioneiro, no posto BR, te alerta que a não vivenciar o ditado popular de: ‘levar gato por lebre’. Procure abastecer em postos licenciados e autorizados e que te deem garantia da qualidade e procedência do combustível. Assim você se resguarda de ter problemas veiculares que pode causar inúmeros transtornos ao veículo, em consequência ao seu bolso, e por fim, ainda colocar a sua vida e a da sua famílias em risco.

 

 

Novo Centro Automotivo:

Endereço: Rua José Visco, Pioneiro, no posto BR

Contato:(71) 99968-3362/ 3641-8520 e 3641–8500

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com