Coligação “A MUDANÇA É AGORA” protocola ação por propaganda institucional irregular em Pojuca
A coligação “A mudança é agora”, que tem Eduardo Umbelino e Missionária Cássia, postulantes aos cargos de prefeito e vice-prefeita na cidade de Pojuca, entrou com uma representação na Justiça Eleitoral contra o atual prefeito de Pojuca, Duda Leite e contra o candidato a prefeito, Luizinho Trinchão. A ação alega desvirtuamento de propaganda institucional pela manutenção de imagens do candidato à prefeitura, que anteriormente ocupava o cargo de secretário, nas redes sociais oficiais do município, o Facebook, durante período vedado pela legislação eleitoral.
De acordo com a legislação eleitoral, a utilização de recursos e canais públicos para promoção de candidaturas é proibida. A coligação pede a remoção imediata das publicações e a aplicação de multa. A ação também alerta para possíveis desdobramentos mais graves, como a cassação do diploma do candidato, caso ele seja eleito, ou até mesmo a perda do mandato, se a decisão ocorrer após a diplomação.
O caso chama a atenção pela potencial repercussão, especialmente em um contexto de crescente vigilância sobre o uso das redes sociais durante o período eleitoral.