EconomiaNotícia

Catu tem saldo positivo de criação de empregos

Dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (CAGED) e Ministério do Trabalho mostra Catu como um dos municípios que mais gerou vagas de emprego na Bahia

 

O catuense tem motivos para crer em dias melhores, segundo o último boletim do CAGED, divulgados na terça-feira (16), o Brasil apresentou dados positivos de empregabilidade. O Município de Catu ocupa a quinta posição na região do interior baiano que conseguiu novos postos de empregos com carteira assinada.

A Bahia alavancou a geração de empregos no mês passado ficando em terceiro lugar entre os estados no Brasil. Foram gerados 7.192 novos postos de trabalho com carteira assinada. O número é da pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.       Os setores que mais empregaram foi a agropecuária com mais de 3.749 postos,  e o setor de serviço com 2.330 novas vagas. O município de Catu teve criação de 249 novos empregos, ficando na frente inclusive de Alagoinhas, que teve 35.

Na Bahia o setor que mais empregou foi o de serviço e vendedores do comércio de lojas e mercado. Segundo o Ministério do Trabalho, o aumento na contratação é um indicativo de crescimento econômico que aponta para uma melhora no cenário econômico do país.

Os dados do CAGED mostram que quase todos os setores da economia registraram criação de empregos formais em abril. O único setor que demitiu no mês passado foi a construção civil, que fechou 1.760 vagas.

No levantamento ficou assim a criação de vagas de emprego:  o Sudeste foi a que teve mais trabalhadores contratados no mês passado: 46.039. A região Centro-Oeste criou 10.538 novos postos. A região Sul, 5.537. Já a região Norte fechou 1.139 vagas com carteira assinada no mês passado e, a região Nordeste, fechou 1.119.

Para Flávio Falcão, Coach Financeiro, ele analisa os dados da seguinte forma: “com um crescimento de 1,1% na economia do país no primeiro trimestre de 2017 segundo índice do banco central IBC-BR, o mercado tende a mostrar indícios de estarmos saindo gradativamente da recessão, cabendo destacar que o país vinha a oito trimestres consecutivos de retração.”

“Como este índice funciona como uma prévia para o PIB (Produto Interno Bruto), que será divulgado em Junho pelo IBGE a tendência é que o nível de credibilidade e confiabilidade no país comece a se elevar, gerando assim a possibilidade de surgimento de várias oportunidades de trabalho, devido ao aquecimento da economia. ”

“O que sinalizo para a população catuense e também da Bahia e do país, é que neste momento é importante estar atento as possibilidades que podem estar por vir, principalmente na área de comércio e serviços. É o momento de buscar o desenvolvimento profissional e se qualificar cada vez mais para as oportunidades. ”

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

1 thought on “Catu tem saldo positivo de criação de empregos

  • Wilson Borges

    Acredito que o momento vivido pelo país proporciona uma aplicação de estrategia por parte do empregador, posso dizer que um pouco árdua para os profissionais, mas muito comum, em tempos de recesso e excelente para melhorar a estrutura de quadro funcional, com salários mais baixos e profissionais melhor qualificados, mas quando estamos em cidades com baixas perspectivas e com nichos profissionais reduzidos, é tendencioso o gráfico ser desenhado dessa forma, ou seja, existe um inchamento no comercio e principalmente em processo temporário. É um risco as analises de números como do CAGED no momento, sendo que na pratica, sempre será importante encontrarmos uma alternativa para o momento complexo vivido.

Fechado para comentários.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com