Catu: Sesau promove ‘Agosto Dourado: Fortalecer a Amamentação- Educando e Apoiando’
Programação será voltada à Promoção do Aleitamento Materno e terá diversas ações durante o mês.
O mês de agosto é marcado pela campanha “Agosto Dourado”, que incentiva a ingestão do melhor alimento que um bebê pode ter: o leite materno. Essa campanha é marcada pelo incentivo da amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Essa lei foi promulgada, através de um compromisso firmado com 120 países em um evento promovido pela ONU e UNICEF, em 1990, em que os países se comprometeram a criar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.
O leite materno é de fácil digestão e tem diversos benefícios que perduram pela vida toda, entre eles:
· Ajuda no desenvolvimento intelectual;
· Reduz o risco de problemas respiratórios;
· Melhora a formação do maxilar;
· Diminui a chance de morte por diarreias;
· Estabelece o vínculo afetivo;
· Reduz o risco de obesidade na vida adulta;
· Diminui a chance de doenças crônicas (como diabetes).
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
A Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo nesse mês de agosto ações coordenadas para a incentivar a amamentação das mães. Dentre essas ações poderemos citar:
1 – realização de palestras e eventos;
2- Divulgação nas diversas mídias;
3- Reuniões dos profissionais de saúde com a comunidade nas UBS;
4- Ações de divulgação em espaços públicos;
“É fundamental estimular a amamentação não só como um ato de amor, mas como um ato de saúde”