Saúde

Catu seguirá o plano da fase 1 de vacinação

Chegaram na cidade de Catu-Ba na manhã desta segunda-feira (25), 380 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que tornará possível a continuação da primeira fase da vacinação. Abaixo vídeo da secretária orientando sobre a primeira fase de vacinação:

https://www.instagram.com/tv/CKPrLPUD7eh/?igshid=1efq2x6qkja4i

Segundo Informações da secretária de Saúde, que destrinchou o plano de vacinação na chegada do primeiro lote de de vacinas, a prioridade continua sendo os trabalhadores da saúde e idosos. Isso significa, que acamados também estão na lista de prioridades. Segue abaixo live da secretária destrinchando o plano:

https://www.facebook.com/CatuAcontece/videos/155283992849561/

O Plano de Vacinação no município foi programado para acontecer em quatro fases, sendo que a primeira fase foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa da vacinação profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid, vacinadores, trabalhadores dos serviços funerários, idosos institucionalizados devem ser imunizados.

Na segunda etapa da primeira fase, devem ser vacinados: demais profissionais de saúde (assistência e vigilância) e idosos acima de 75 anos.


Na última terça-feira (19), o município recebeu a primeira dose das vacinas CoronaVac. Até o momento 327 pessoas foram vacinadas. Para informações do plano de vacinação em Catu fase 1, segue a matéria abaixo:

Foto: g1

As vacinas, que vieram da Índia, chegaram neste domingo à Bahia. O estado recebeu 119 mil e 500 doses, que já começaram a ser distribuídas para os municípios.

Momento da chegada da vacina. Prefeito Pequeno Sales recebe junto com a secretária de saúde Thyla Mendes.

Diferente da CoronaVac, que leva um período de 30 dias para a segunda dose, as pessoas que forem imunizadas com a Oxford terão um prazo de 90 dias para tomar a segunda dose da vacina. Isso significa, que a população terá direcionamentos do que é permitido fazer ou não nesse período no ato da vacinação, através da equipe que foi treinada para execução da vacinação na cidade catuense.

As orientações básicas nesse momento é mesmo após a vacinação, é preciso que a população continue tomando todos os cuidados de higiene para evitar contaminação, usando máscaras, álcool em gel nas mãos, e esterilizado material de uso pessoal com álcool 70%, além de evitar passar a mão em mucosas como olhos e nariz. Ressaltando também, conforme orientação do ministério da Saúde, o manuseio das máscaras pelas extremidades, e a troca das mesmas, evitando que estas sejam usadas por longo período de tempo, evitando assim a contaminação.

***Matéria escrita por Donaire Verçosa, com informações da ASCOM da Prefeitura de Catu.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com