Catu intensifica combate à dengue: carro fumacê começa a circular nos bairros a partir de segunda-feira (08)
Ação busca reduzir a proliferação do Aedes aegypti, mas eficácia depende da colaboração da população na eliminação de focos do mosquito.
A cidade de Catu iniciará nesta segunda (08), através da secretaria de Saúde a aplicação do carro fumacê em diversas localidades do município como parte das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A medida tem como objetivo reduzir a população de mosquitos adultos e interromper a cadeia de transmissão das doenças, especialmente em áreas onde foi identificado aumento no número de casos. No entanto, a Secretaria de Saúde reforça que o fumacê, sozinho, não resolve o problema. A participação da população continua sendo fundamental para eliminar recipientes que acumulam água parada, principal ambiente de reprodução do mosquito.
O uso do carro fumacê segue critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e é recomendado em situações de surto ou risco epidemiológico. O inseticida utilizado é fornecido pelo Governo Federal, com distribuição realizada pelos estados e aplicação executada pelos municípios.
Apesar de ser uma importante ferramenta no combate ao vetor, o fumacê deve ser utilizado de forma responsável. A aplicação indiscriminada pode causar impactos ambientais, afetando insetos polinizadores, como abelhas e borboletas, além de contribuir para que o mosquito desenvolva resistência ao produto. Pessoas com problemas respiratórios também devem ficar atentas e procurar uma unidade de saúde caso apresentem algum desconforto após a aplicação.
A Secretaria de Saúde destaca que a principal arma contra a dengue continua sendo a prevenção. Por isso, a população deve manter caixas d’água fechadas, limpar calhas, descartar corretamente recipientes que possam acumular água e vistoriar quintais e terrenos regularmente.
📅 Confira o cronograma do carro fumacê em Catu
📍 Segunda – 08 de junho
- Rua Antônio José – Boa Vista
- Rua Capitão Raimundo Borges – Boa Vista
- Rua Francisco Borges – Boa Vista
- Rua Arlindo Pereira – Centro
📍 Terça -feira – 09 de junho
- Rua 15 de Novembro – Centro
📍 Quarta-feira – 09 de junho
- Rua Jorge Andrade
- Rua Urbano Pereira
- Parque Santo Antônio
- Rua Professor Jorge Luiz
- Rua Ailson B. de Sales
- Baixada Ouro Negro
⚠️ Orientações para os moradores durante a passagem do fumacê
- Mantenha portas e janelas abertas para facilitar a entrada do inseticida nos imóveis.
- Proteja alimentos e utensílios domésticos.
- Mantenha reservatórios de água devidamente fechados.
- Cuide dos animais domésticos, evitando que permaneçam expostos diretamente à fumaça durante a aplicação.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o combate ao mosquito é uma responsabilidade compartilhada e que a união entre poder público e população é essencial para evitar o avanço da dengue, chikungunya e zika no município. Cada recipiente sem água parada representa um foco a menos do mosquito e mais proteção para toda a comunidade.

