ComportamentoComunidade

Catu fecha Agosto Lilás com novas conquistas para combater a violência contra mulher

O município catuense encerra o Agosto Lilás, fortalecendo as ações de combate a violência contra mulher, e celebrando a entrega de duas viaturas de polícia, sendo uma para realizar a Ronda Maria da Penha

Um mês inteiro voltado para o combate à violência doméstica e familiar contra mulher. No Agosto Lilás, o município catuense, através da Prefeitura Municipal e por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, várias atividades foram realizadas ao longo do mês, para fortalecer o combate a violência contra mulher.    

Nessa semana última semana de Agosto, duas importantes ações foram realizadas, sendo a primeira com a participação efetiva  da 95° Companhia Independente de Polícia Militar de Catu, que em uma reunião tratou da implantação da Ronda Maria da Penha no município. Na ocasião estavam presentes membros do Conselho da Mulher, a vereadora Denize Barbosa e alguns membros da Companhia de Polícia.

O acordo firmado entre os órgãos define que entre 16 à 19 de setembro, haverá a formação para os PMs que irão trabalhar na Ronda Maria da Penha. No total serão 18 PMs, 1 instrutor, e 1 motorista.

 ” A partir da formação instruída Major Denise Santiago, formadora da Ronda Maria da Penha, haverá a ministração de um curso executado pela mesma, onde após isso, o município estará completamente habilitado para receber o sistema de ronda Maria da Penha”. Pontuou a vereadora Denize Barbosa.         

            

A tarde uma caminhada foi realizada em bairros específicos, onde o índice de violência contra mulher é alto, finalizando com uma ação no comércio, onde houve uma panfletagem sobre o Agosto Lilás, com intenção de conscientizar e sensibilizar a população para a causa.

Sobre a Ronda Maria da Penha

Pensando em mulheres que sofrem violência doméstica em toda a Bahia, a Ronda Maria da Penha, foi o primeiro projeto do Governo do Estado dedicado a combater a violência contra a mulher e o feminicídio. Antes, as mulheres que recebiam medidas protetivas de urgência da Justiça tinham que aguardar, ainda sob perigo, o andamento do seu processo e o julgamento do agressor, e poderiam, portanto, continuar sofrendo agressões nesse período.

Em Catu, duas viaturas foram entregues pelo governador Rui Costa à Prefeitura Municipal Catu, sendo que uma servirá especificamente para o combate a  violência contra a mulher. A ação faz parte uma série de investimentos feitos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com os governos municipais.

Políticas de combate a violência contra a mulher em Catu

Através dos serviços de Proteção Social Básica os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e o Serviço de Proteção Social Especial – CREAS ambos vinculados através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, são realizadas periodicamente atividades grupais ofertadas não somente para o público feminino e adultos mais para todas as faixas etárias, mudando apenas a metodologia e recursos utilizados, além de atender as demandas das associações que buscam parcerias, para explorar acerca do tema e informações dos serviços ofertados pela rede de serviços sócio assistenciais. 

“Como o município de Catu ainda não dispõe de uma delegacia especializada para atender mulheres vítimas de violência, as mulheres podem procurar a delegacia de Polícia Civil ou Militar, Ministério público e Poder Judiciário para efetivar a denúncia em casos de violência”, Relatou a Coordenadora do CREAS. Franciele Rodrigues.

Endereços para as catuenses buscarem ajuda:

CRAS – O Centro de Referência da Assistência Social, é um serviço vinculado Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e é responsável pelo atendimento continuado à mulher e às famílias em situação de vulnerabilidade social, atuando como porta de entrada para garantia de Direitos.

CREAS – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, é responsávelpor atender demandas relacionadas a Proteção Social Especial, ou seja, atendem mulheres e indivíduos que já vivem em situação de ameaça ou violação de direitos, oferecendo atendimento psicossocial especializado e continuado, além de encaminhamentos para a rede de serviços locais, incluindo educação, saúde e apoio jurídico.

Vale salientar que o CREAS é responsável por atender as demandas a nível Municipal e fica localizado na Rua Barão de Camaçari, próximo ao antigo colégio agrícola.

 Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 16h. Tel: 71 3641 2552.

CMDDM- O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher,  é um órgão colegiado de caráter permanente deliberativo, propositivo, fiscalizador, composto por representantes da sociedade civil e do governo. Uma de suas atribuições é receber e encaminhar as mulheres aos órgãos competentes quanto a discriminação e violação de direitos, exigindo adoção de medidas efetivas de proteção e reparação, entre outras demandas.

Os atendimentos são prestados por membros do conselho, no antigo Mercado da Farinha, na sala ao lado da CDL. Outros meios de contatos: Cel.: (71) 9 9961-0481; E-mail: cmddm2018@hotmail.com 

Formas de denunciar:

Disk Denúncia: 180

Emergência: 190

Delegacia de Polícia: (71) 3641-1447