Educação

Catu: Avsi Brasil e Ferbasa realizam concurso de desenho

O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Catu-Ba .

Escolas da Rede Municipal de Ensino de Catu, situadas na zona rural, participaram do concurso  “DESENHANDO O FUTURO”, uma iniciativa AVSI BRASIL – Associação Voluntários para Serviço Internacional Brasil e empresa FERBASA, com o tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

A premiação  aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), e foram selecionados três desenhos com a participação de representantes da AVSI BRASIL, da SMEC, da FERBASA,  Gestoras, Estudantes, Professoras e também de familiares.

SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DESENHAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de comunicação. É por onde a criança expressa seus sentimentos, suas idéias e suas vontades, sobretudo quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita. 

Quando a criança desenha, ela cria pontes entre seu mundo imaginário e o que é real, externando as suas visões de mundo. Por meio do desenho é possível perceber, por exemplo, se a criança é tímida, se ela tem autoconfiança e também quais os interesses dela. 

Os desenhos ajudam as crianças a se desenvolverem de diversas maneiras, entre elas: 

Desenvolvimento socioemocional

O desenho permite que a criança se expresse, aprimorando o controle das emoções e revelando também uma função terapêutica, pois ao estimular atividades artísticas, as crianças tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e até mesmo depressão. 

Por meio do desenho a criança retrata suas experiências na busca da própria identidade, sendo uma forma de expressar o seu dia a dia. Quando a criança desenha, trabalha com a linguagem, conhecimento e imaginação, e isso ajuda na formação da sua subjetividade, além de ser possível identificar como a criança percebe o contexto social e histórico, a qual está inserida.

Desenvolvimento motor e artístico

Incentivar a prática de desenhos para crianças com habilidade motora reduzida pode ajudá-las a evoluir dentro de suas limitações. 

Além disso, nas atividades com desenhos a criança também desenvolve a criatividade, deixando livre a imaginação. (FONTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS)

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com