Carnaval: Cortejo Afro abre programação e celebra protagonismo de afroempreendedores no Salvador Shopping
Apresentação marcou o início de uma ação que une cultura, geração de renda e impacto social.

Ritmo, dança, cores e símbolos da matriz africana deram o tom do lançamento da programação de Carnaval do Salvador Shopping. Com abertura do grupo Cortejo Afro, o público aproveitou na Estação da Folia, ação que aconteceu na Praça Central (Piso L1), transformando o espaço em um território de memória, identidade e pertencimento e marcando o início de uma ação que valoriza a cultura afro-baiana e o empreendedorismo local.

A apresentação da banda inaugurou oficialmente a Estação da Folia, iniciativa que conecta expressão cultural e geração de oportunidades de negócios durante o Carnaval. O público vivenciou uma experiência imersiva em um ambiente cenográfico assinado pelo artista baiano Pedro Caldas, que concebeu um espaço multifuncional e instagramável, inspirado no Carnaval de Salvador, com forte influência da cultura e da identidade negra. Cores quentes, grafismos geométricos e formas orgânicas compõem a ambientação.



A Estação da Folia reúne mais de 50
Afroempreendedores, que atuam no local oferecendo serviços de customização de abadás e produção de beleza — maquiagem e cabelos. Os profissionais foram capacitados por meio de ações do Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) e estão distribuídos nas estações Dete Lima e Negra Jhô, espaços que homenageiam duas importantes referências da cultura afro-baiana.
Promovida pelo Salvador Shopping, a iniciativa fortalece um ciclo completo de impacto social, que envolve capacitação, protagonismo, ocupação qualificada do espaço e geração direta de renda para os empreendedores durante um dos períodos mais estratégicos do ano. Os serviços estão disponíveis até o dia 17 de fevereiro, no horário de funcionamento do shopping, mediante reserva pelo aplicativo do Salvador Shopping, disponível para Android e iOS.
“O Carnaval é um dos maiores símbolos da nossa identidade cultural, e a Estação da Folia traduz esse espírito ao dar visibilidade à cultura afro-baiana e ao protagonismo dos empreendedores. É uma forma de reforçar o compromisso do Salvador Shopping com iniciativas que geram impacto social positivo e valorizam a economia criativa local”, ressalta Marianna Muniz, gerente de Marketing do Salvador Shopping.
Outros serviços | O público também encontra opções de compra de abadás, blocos e camarotes nas lojas Quero Abadá (piso L2), Camarote Brahma (piso L2), Ciel Folia — com blocos e camarotes da cantora Claudia Leitte (piso L2) —, além do balcão do Pida (piso G2).

Os foliões podem ainda adquirir os bilhetes do Expresso Salvador, transporte oficial do Carnaval, com saídas a cada 20 minutos diretamente do shopping para os bairros de Ondina e Barra. As passagens estão à venda na loja do serviço, no piso L1, próxima ao RedeMix. Clientes que optarem por ir de carro contam com estacionamento gratuito, mediante cadastro no aplicativo do shopping.
Horário especial | O Salvador Shopping vai funcionar todos os dias de Carnaval conforme programação: quinta e sexta-feira, 12 e 13/02, das 9h às 22h; sábado, 14/03, das 9h às 20h; domingo, 15/02, das 12h às 20h; segunda e terça-feira, 16 e 17/02, das 9h às 18h; na Quarta-Feira de Cinzas, 18/02, das 12h às 22h.
Toda a programação do centro de compras e os horários especiais de funcionamento podem ser consultados no App Salvador Shopping (Android e iOS).

Praça Estação da Folia
Local: Praça Central – Piso L1 do Salvador Shopping;
Período: 06 a 17 de fevereiro de 2026;
Horário: acompanha o funcionamento do shopping;
Aberto ao público, os serviços devem ser agendados no app do shopping;
Mais informações: aplicativo do Salvador Shopping (disponível para Android e IOS).

