CAPS realizará caminhada pelo Dia Mundial da Saúde Mental

Para celebrar o dia Mundial da Saúde Mental e chamar atenção para a importância da inclusão social CAPS realizará uma caminhada pelas ruas de Catu e a diretora do Centro Psicossocial Núbia Ferreira convida a população para participar e apoiar a ação

No dia 10 de outubro, a Prefeitura de Catu convida a população para ir às ruas celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, através do o CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Ubirajara de Oliveira, e começa a partir das 08h. O percurso inicia na Praça Duque de Caxias e segue pelas ruas do centro da cidade.  Este ano, a caminhada tem como tema: Loucos Pela Vida – Catu 150 anos.

O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar a forma de ver as pessoas com doenças mentais. Algumas das doenças mentais mais comuns são: esquizofrenia, Alzheimer, epilepsia e alcoolismo.

Em Catu, o CAPS trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais, bem como de seus familiares.  Hoje, têm 1.426 pacientes cadastrados, 686 em atendimento.

Entre os serviços que o CAPS oferece no município estão: psiquiatria, psicologia, enfermagem, assistência social, farmácia, terapia ocupacional. Dentre as atividades realizadas: oficinas terapêuticas, fábrica de vassouras, horta e jardinagem; corte e costura; pintura em tela e em tecido e oficina de reciclagem.

Segundo a coordenadora do CAPS Núbia Ferreira, a ideia é aproveitar e também confraternizar com familiares e usuários do CAPS de Catu, juntamente com a população catuense, e manda um recado para a comunidade: “o dia 10 de outubro tem como objetivo a inclusão dos pacientes na sociedade e eliminar a discriminação presente. Contamos com a colaboração de todos, que levem amigos, parentes e demais pessoas próximas. Desejo uma participação ampla e colaborativa, para que todos interajam e fortaleça os laços humanitários na nossa sociedade”. Pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019